Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
ARROZ INTEGRAL

A restrição do arroz para quem tem triglicérides altos

Sua Saúde-Folha de Londrina
10 set 2009 às 22:05
A dieta é o passo inicial no tratamento e se baseia principalmente na redução da ingestão de carboidratos simples (mel, açúcar, geléias, bolos). - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Tenho triglicérides alto e por isso posso consumir somente duas colheres de arroz ao dia. Se eu modificar a dieta, substituindo o arroz branco pelo integral, terei de manter a restrição?

A hipertrigliceridemia é um distúrbio que se caracteriza pelo aumento das taxas sangüíneas de triglicerídeos, o que pode formar placas de gordura que se acumulam nas paredes das artérias, dificultando a circulação. Comumente está associada a um aumento das taxas de colesterol sangüíneo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A obesidade, o estresse, a ingestão de álcool, as dietas com alto teor de gordura e doces e a gravidez, dentre outros fatores, podem aumentar os níveis sangüíneos de triglicerídeos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


O abuso de carboidratos (especialmente os chamados carboidratos simples, os açúcares) proporciona a elevação das taxas de triglicerídeos. Isso ocorre porque quando temos uma oferta calórica excessiva (pela ingestão exagerada desses alimentos energéticos) existe uma maior formação de ácidos graxos no sangue.

Publicidade


O consumo de bebidas alcoólicas também proporciona o aumento dos triglicerídeos sangüíneos, visto que o álcool detém grande densidade calórica e é de rápida absorção, portanto, também leva à maior liberação de ácidos graxos no sangue.


A dieta é o passo inicial no tratamento e se baseia principalmente na redução da ingestão de carboidratos simples (mel, açúcar, geléias, bolos). Devemos controlar a ingestão de arroz, batata, derivados do trigo, principalmente em casos de obesidade.


Basicamente, a dieta deverá ser rica em frutas, vegetais e legumes, evitando-se os açúcares, bebidas alcoólicas, gorduras saturadas (manteiga, leite integral, queijos amarelos, pele de aves, embutidos em geral). Incluir apenas uma porção moderada de um tipo de carboidrato (arroz, batata, massa, farinha, pão) em cada uma das refeições principais, preferindo os integrais, pois são ricos em fibras e as fibras encontradas nas verduras, legumes fibrosos, frutas com casca e bagaço e cereais integrais contribuem para reduzir a absorção intestinal de gorduras. Portanto, existe vantagem no uso do arroz integral em detrimento do arroz polido (branco).

Beatriz L. V. Ulate, nutricionista


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade