O chá verde (Camellia sinensis) é um alimento funcional rico em substâncias bioativas que promovem benefícios à saúde. Previne o envelhecimento precoce por conter antioxidantes poderosos que neutralizam os radicais livres. Seus componentes mais abundantes são os polifenóis, geralmente conhecidos como flavonóides ou catequinas.
Estudos têm demonstrado que essas substâncias podem reduzir vários tipos de patologias, como câncer e as doenças cardiovasculares. São também capazes de reduzir a resposta inflamatória e controlar a glicemia. Além disso, o chá verde contém fluoreto, que ajudaria a proteger contra cáries e teria um efeito antibacteriano global.
Tem sido demonstrado em pesquisas que a administração oral de cápsulas de chá verde estimula a termogênese e a oxidação de gorduras e pode influenciar potencialmente o peso e a composição corporal por meio de mudanças no gasto energético.
A sugestão de consumo é de quatro a seis xícaras por dia. Para fazer a infusão, coloque uma colher de chá de folhas em uma xícara de água bem quente. Deixe por três a cinco minutos, depois coe e beba.
O chá verde é muito seguro. Porém as pessoas que são sensíveis à cafeína, bem como gestantes e lactantes, devem tomar sob orientação de nutricionista ou médico, já que uma xícara de chá verde contém 40mg de cafeína. Essas pessoas podem se beneficiar com o suplemento de chá verde, que contém pouca cafeína.
*Heloisa Piccinato, nutricionista