Pesquisar

Canais

Serviços

- Reprodução
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Nutrição

Afinal, o chá verde traz benefícios?

Sua Saúde - Folha de Londrina
31 dez 1969 às 21:33
Continua depois da publicidade

O chá verde (Camellia sinensis) é um alimento funcional rico em substâncias bioativas que promovem benefícios à saúde. Previne o envelhecimento precoce por conter antioxidantes poderosos que neutralizam os radicais livres. Seus componentes mais abundantes são os polifenóis, geralmente conhecidos como flavonóides ou catequinas.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Estudos têm demonstrado que essas substâncias podem reduzir vários tipos de patologias, como câncer e as doenças cardiovasculares. São também capazes de reduzir a resposta inflamatória e controlar a glicemia. Além disso, o chá verde contém fluoreto, que ajudaria a proteger contra cáries e teria um efeito antibacteriano global.

Continua depois da publicidade


Tem sido demonstrado em pesquisas que a administração oral de cápsulas de chá verde estimula a termogênese e a oxidação de gorduras e pode influenciar potencialmente o peso e a composição corporal por meio de mudanças no gasto energético.


A sugestão de consumo é de quatro a seis xícaras por dia. Para fazer a infusão, coloque uma colher de chá de folhas em uma xícara de água bem quente. Deixe por três a cinco minutos, depois coe e beba.


O chá verde é muito seguro. Porém as pessoas que são sensíveis à cafeína, bem como gestantes e lactantes, devem tomar sob orientação de nutricionista ou médico, já que uma xícara de chá verde contém 40mg de cafeína. Essas pessoas podem se beneficiar com o suplemento de chá verde, que contém pouca cafeína.

Continua depois da publicidade

*Heloisa Piccinato, nutricionista


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade