Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
ANTI-STRESS

Alimentos ajudam a aliviar o stress e recobrar o ânimo?

Sua Saúde-Folha de Londrina
13 out 2009 às 19:30
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A alimentação exerce um papel fundamental no combate ao stress. Quando estamos muito estressados, o organismo rapidamente esgota o suprimento de glicose (açúcar do sangue), nosso principal combustível. Tão logo isso ocorra, com receio da falta de energia, ele começa a desgastar as proteínas existentes no músculo, fonte de energia mais rápida do que a gordura do corpo.

Para que isso não aconteça, é recomendado um aumento no consumo de carboidratos, representantes da mais rápida fonte de glicose, além de uma quantidade suficiente de proteínas na dieta, para impedir o desgaste muscular. Você pode encontrar os carboidratos em pães, massas, arroz, frutas, cereais, e as proteínas, em leite e derivados, carnes, peixes, aves e soja.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Apesar da indicação destes alimentos como ‘terapia ao stress’, eles não devem ser consumidos em grande quantidade, devido, principalmente, ao seu teor calórico.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Uma alimentação equilibrada composta por uma variedade de frutas, vegetais e grãos integrais compensa as vitaminas e minerais perdidos devido ao stress, suprindo as carências do corpo pelas vitaminas A e C e outras vitaminas do complexo B.

Publicidade


Para aliviar o stress, é necessário realizar refeições regulares e saudáveis, desde o café da manhã. Os alimentos com alto teor de gordura, de difícil digestão, como carnes gordas, frituras e bacon devem ser evitados. É preciso também controlar a ingestão de álcool e bebidas com cafeína, duas substâncias estimulantes, que podem aumentar a sensação de nervosismo. Em vez delas, experimente chá de ervas, leite desnatado, suco de frutas ou refrigerante sem cafeína.


E, quando o stress apertar, de repente, tenha sempre frutas secas à mão, como uva-passa, banana-passa e maçã desidratada. Este tipo de alimento é fonte rápida de glicose e, com isso, eleva o humor na hora!

Aliny Stefanuto, nutricionista


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade