Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Veja algumas dicas

Amamentação e atividades físicas são dois exercícios que podem ser interligados

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
16 fev 2017 às 14:34
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Muitas mamães querem recuperar a boa forma depois da gravidez mas ficam com o pé atrás na hora de fazer os exercícios físicos. Isso porque é muito comum ouvirem dizer que realizar a praticar de atividade física enquanto amamentam pode interferir na produção de leite. A especialista em exercícios pós-parto e também mamãe, Gabriela Cangussú, esclarece as dúvidas mais comuns sobre o tema.

Exercício físico seca o leite?
De acordo com o estudo de Cary Quinn publicado em 2001, o exercício e a amamentação são atividades compatíveis. O ato de se exercitar não demonstra nenhum efeito prejudicial durante a lactação e não afeta o volume do leite, crescimento, o desenvolvimento infantil ou a saúde materna. O estudo mostra que as lactantes ativas tiveram melhora na aptidão cardiovascular e sensação de bem-estar.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O importante é que as mamães executem os exercícios de forma correta e numa intensidade adequada, sem exageros.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Quando posso começar a praticar atividade física?
Em geral, para as mulheres que se submeteram ao parto normal, em 30 dias é possível retomar uma rotina de exercícios, começando devagarzinho. Já para aquelas que passaram pelo procedimento de cesariana, normalmente, após 60 dias estarão prontas para voltar à ativa. Mas é importante lembrar que antes de começar a suar a camisa, é preciso ter a liberação oficial do médico.

Publicidade


Depois que faço exercícios físicos, quanto tempo depois posso amamentar?
O ideal é amamentar 30 minutos antes do treino ou 30 minutos após, pois há uma diminuição dos níveis de IgA no organismo, entre 10 a 30 minutos após o exercício. IgA, ou imunoglobulina A, é um anticorpo que protege o bebé contra vírus e bactérias.


Preciso beber mais líquidos?
No treino se perde muito líquido, então é muito importante se hidratar bem, principalmente no dia em que se faz atividade física. Os médicos recomendam que a lactante comum beba de 3 a 5 litros por dia. Portanto, se ela praticar exercícios regularmente é necessário um aumento de 20% dessa quantidade. Já os suplementos é necessário que seja acompanhado por um médico.

Publicidade


Preciso usar um top especifico para atividade física?
Durante toda a fase de amamentação, as mamas ficam maiores e mais pesadas. O ideal é que as mamães usem tops de algodão com boa sustentação para os seios e que se certifiquem de estarem bem firmes.


Quanto tempo por semana posso fazer exercícios, sem prejudicar a amamentação?
Os treinos são importantes para o bem estar, disposição, resistência e para a própria saúde da mamãe. Na fase de amamentação, é preciso ter cuidado para não exagerar no tempo e na intensidade, focando principalmente na hidratação antes, durante e após os treinos. O ideal é treinar cinco vezes por semana, cerca de 15 minutos por dia.

Publicidade


Quais os exercícios mais indicados para quem amamenta?
Não existem exercícios indicados ou contra indicados para quem amamenta. A mãe pode fazer tudo aquilo que não provoque incômodos ou dores.


Posso malhar o peitoral?
Sim. Não há contra indicações para isso, a não ser que sinta dores relacionadas ao exercício. A musculatura fica abaixo das glândulas mamarias e não interfere em nada. Eu treinei durante esta fase normalmente.

Quais cuidados devo ter quando me exercito?
As mamães precisam escutar o corpo. Não é recomendável fazer nada que cause incômodo ou dor. O ideal é sempre treinar em uma intensidade suportável. Outro cuidado importante é se alimentar bem, pois o bebe recebe o que a mamãe come! Por último, é importante descansar, ter uma rotina tranquila.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade