Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Altas temperaturas

Animais de estimação: saiba as raças que mais sofrem com o calor

Redação Bonde com assessoria de imprensa
06 jan 2016 às 18:00
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A chegada do verão não exige cuidados especiais apenas para crianças e adultos. Os animais de estimação também precisam de atenção redobrada, pois não controlam a temperatura corporal como os humanos. O calor intenso e o grau de umidade do ar interferem diretamente no mecanismo de defesa dos pets, o que pode gerar a hipertermia, ou seja, aumento extremo de temperatura corporal.

"Caninos e felinos não possuem glândulas sudoríparas, transpiram apenas pelos coxins (almofadinhas das patas) e narinas e realizam a troca de calor pela língua. Por isso, ficam mais ofegantes em dias quentes," explica o professor do curso de Medicina Veterinária, Walderson Zuza Barbosa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Raças

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Entre as raças que mais sofrem com os efeitos estão: Bernese, Husky Siberiano, Malamute do Alasca e Chow Chow, devido à abundante pelagem. Cães com o focinho curto como Boxer, Buldogue Inglês, Buldogue Francês e Pug, além de gatos persas, são menos tolerantes ao calor.

Publicidade


Alguns animais sem pigmentação ou de pelagem mais clara são sensíveis aos raios solares. Neste caso, a sugestão do especialista é utilizar protetores solares específicos para pets.
Para evitar a hipertermia, o médico veterinário indica deixar água fresca e limpa em vários locais. "Vale ainda acrescentar poucos cubinhos de gelo".


Gatos também merecem fontes de água, o que influencia na hidratação e na frequência de banhos. Para refrescar os caninos, principalmente os de raça com muito pelo, a sugestão é aumentar a quantidade dos banhos: dois por semana caso seu animal já esteja habituado a um banho a cada sete dias, ou um por semana para outras situações.

Publicidade


Passeios


Se passear com seu cãozinho também faz parte da rotina diária, a chegada do verão exige atenção redobrada aos horários e locais. O professor aconselha evitar ao máximo trafegar em asfalto muito quente. "Para saber a temperatura, faça um teste: fique descalço. Se você não suportar o calor, com seu animal não será diferente", complementa.

Publicidade


Os períodos mais indicados para a caminhada são: antes das 10h e após às 18h, com preferência para locais com grama. "Caso contrário, os coxins podem ser lesionados, gerando dor e, secundariamente, uma infecção bacteriana nas patinhas", explica.


Outro alerta importante do veterinário é não deixar o animal dentro do carro, já que a temperatura no interior do veículo se eleva rapidamente. "Como não transpiram e não fazem as trocas de temperatura adequadamente, ficam ofegantes e com dificuldade respiratória, um quadro que pode evoluir para parada cardiorrespiratória", revela o profissional.

Publicidade


Tosa


A tosa também colabora indiretamente. É interessante manter a pelagem um pouco mais curta que a habitual. "Isso não vai regular a temperatura, mas diminui a retenção de calor na superfície corporal tanto de caninos, como de felinos", esclarece Walderson. Essa atitude também colabora para a redução de parasitas como pulgas, carrapatos, piolhos, fungos e bactérias no verão.

Publicidade


Piscinas


Tão úteis para o lazer em dias de calor, as piscinas oferecem riscos, principalmente para os cachorros. Sozinho, o animal pode se cansar e não conseguir sair da água. Cuide também para que ele jamais beba desta água, pois a alta concentração de cloro pode ocasionar lesões na mucosa gástrica, desencadeando uma gastrite, quando o animal apresentara vômitos e até
mesmo diarreia.

Sentiu que algo está errado? Utilize um termômetro para avaliar a temperatura retal dos animais. Nos caninos a variação deve ser de 38ºC a 39,2ºC e em felinos 37,8ºC a 39,2ºC. "Se as temperaturas estiverem acima do indicado e caso a coloração da língua fique cianótica (roxa) deve-se procurar um médico veterinário mais próximo", alerta o professor.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade