Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Sensibilidade a luz

Aprenda a minimizar os efeitos da fotofobia

Redação Bonde / Assessoria de Imprensa
24 set 2014 às 10:21
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um dos males que podem afetar a boa visão é a fotofobia, que segundo a médica oftalmologista e diretora da Sociedade de Oftalmologia Pediátrica da Latina América, Dra. Marcia Beatriz Tartarella, é caracterizada por uma sensação de grande desconforto na exposição a qualquer tipo de radiação luminosa, podendo ocasionar lacrimejamento e reflexo de fechamento dos olhos.

A luminosidade que gera fotofobia pode ser decorrente tanto da exposição frequente ao computador – principalmente quando estão em ambientes fechados e com ar condicionado – e quando as pessoas saem de um ambiente interno e vão para um externo. Nesses casos, a médica recomenda ser "extremamente necessária a utilização de óculos com lentes fotossensíveis ou escuras e proteção de radiação ultravioleta".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para aqueles que usam óculos para correção de grau, porém, o uso de lentes fotossensíveis torna-se mais prático, garante a médica. "As lentes fotossensíveis proporcionam proteção UV total e conforto visual, pois se adaptam e escurecem quando expostas aos diferentes níveis de luminosidade".

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Além de proteger contra a luminosidade intensa, as lentes fotossensíveis trazem outros benefícios, como o aumento do contraste das cores, ou seja, além de corrigir, melhoram a forma como as cores são vistas.

Publicidade


Dicas


Para diminuir o índice de fotofobia por conta de situações comuns do cotidiano, a Dra Marcia pontua três dicas essenciais:

Publicidade


- Lubrificação dos olhos: "a pessoa deve estar consciente que devemos tentar piscar mais vezes ou até usar um colírio lubrificante se precisar".


- Lentes: "adquira lentes com proteção ultravioleta para os óculos prescritos com grau e use óculos de sol ou com lentes fotossensíveis que se adaptam no ambiente interno ou externo".


Reprodução
Reprodução


-Fazer pausas no uso do computador a cada 1 hora e meia. "Pare por um minuto e fixe os olhos em algum foco distante, para relaxar a musculatura ocular. Isto evita o cansaço visual e as dores de cabeça. Costumo falar para meus pacientes fixarem os olhos por um minuto em um alvo no infinito, ou olhar pela janela para uma paisagem que esteja a mais de 50 metros de distância, sem forçar os olhos".

Reprodução
Reprodução


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade