Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Veja o que os dentistas falam

Bicarbonato de sódio realmente clareia os dentes?

Redação Bonde
09 set 2015 às 09:58
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com o passar do tempo, é natural que nossos dentes escureçam, acabem manchando e ganhando aspecto de velhos e mal cuidados. Dentes brancos realmente dão à fisionomia um aspecto mais saudável e bonito.


Os procedimentos de clareamento devem ser indicados pelo seu dentista e ele é quem devem fazer as devidas indicações e analisar os motivos do escurecimento. Muita gente recorre a receitas caseiras e o uso do Bicarbonato de sódio lidera os ingredientes indicados. Mas será que é certo usar essa substância no clareamento dos dentes?

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mas porque os dentes ficam amarelados?
Pouca gente sabe mas o esmalte dos dentes é poroso. Assim, tudo que comemos diariamente acaba preenchendo as porosidades do dente. É por isso que ao tomarmos vinho ou um preparado de açaí os dentes ficam imediatamente roxos. Isso não é de todo um problema. Ao escovarmos os dentes corretamente, a cor desaparecerá. Mas, existem outros alimentos e bebidas que mancham os dentes de uma maneira mais profunda e com o tempo, eles perdem a cor branca e ganham uma cor desbotada, que vai do amarelo ao marrom e é desagradável.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Bebidas escuras, como é o caso do café, chá e refrigerantes (como Fanta e Coca-Cola) estão no topo da lista de produtos que mancham os dentes. O cigarro e uma má higiene bucal também ajudam a prejudicar o quadro, ou seja, aumentar a porosidade do esmalte do dente.

Publicidade


E o Bicarbonato de sódio, funciona mesmo?
Se formos buscar na internet dicas sobre o uso de bicarbonato no clareamento dos dentes, grande parte dos sites irão te recomendar o alguma receita à base de Bicarbonato de sódio (NaHCO3). A receita mais famosa é aquela que mistura o creme dental com o Bicarbonato, ou até mesmo usá-lo puro na escova de dentes úmida.


Embora alguns dentistas digam que essas receitas e tantas outras com usando este sal possa resultar em uma discreta mudança, não promove o clareamento efetivo dos dentes. Ao contrário, ela pode ser muito prejudicial à saúde bucal e em muitos casos, pode ser até perigoso!

Publicidade


O Bicarbonato de sódio em pó é uma substância altamente abrasiva, que funciona como um "esfoliante" nos dentes. Quando usamos essa substância junto com a escovação, ela realmente ajuda a remover placa bacteriana, sujeira e até algumas manchas do dente, dando a sensação de que ele ficou mais branco. Mas na verdade, os dentes estão apenas mais limpos do que o costume.


Pode ser um perigo! Por causa da sua propriedade abrasiva, o uso ininterrupto do Bicarbonato resulta em corrosão no esmalte dos dentes, provocando sensibilidade dentária e fazendo com que o dente fique mais suscetível a infecções. O produto também pode alterar o pH da boca e provocar erosão ácida, que causa hipersensibilidade e alteração na estrutura e forma dos dentes.


Alguns dentistas usam jatos de bicarbonato em pó para remover a placa bacteriana mais agarrada na boca dos pacientes. Esse procedimento é realizado ocasionalmente e deve ser feito apenas pelo dentista e em casos julgados como necessários.

Para os pacientes que buscam um clareamento dentário, devem buscar o procedimento diretamente com seu dentista.
(com informações do site Diário de Biologia)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade