Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Autoexame é fundamental

Câncer de mama: o que é, como diagnosticar e tratamentos

Redação Bonde
01 out 2015 às 14:35
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Outubro chegou e com ele o ‘Outubro Rosa’, uma campanha que tem o objetivo de alertar para a importância da prevenção e do tratamento correto do câncer de mama. O que fazer logo depois do diagnóstico? Como prevenir? Como tratar a doença?

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Só neste ano, mais de 57 mil brasileiras vão começar a travar a batalha contra esse câncer. A cada quatro novos casos de câncer descobertos, um é de mama. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos. Acima desta idade, sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A prevenção do câncer de mama não é totalmente possível em função da multiplicidade de fatores relacionados ao surgimento da doença e ao fato de vários deles não serem modificáveis.
De modo geral, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores. Alimentação, controle do peso e atividade física podem reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver o câncer de mama.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Diagnóstico
O diagnóstico precoce é fundamental. Isso porque o câncer de mama metastático pode ocorrer em decorrência da evolução de um câncer de mama detectado e tratado em estágio anterior ou em função do diagnóstico tardio da doença. A realização anual da mamografia para mulheres a partir de 40 anos é importante para que o câncer seja diagnosticado precocemente.

Publicidade


O autoexame é muito importante para que a mulher conheça bem o seu corpo e perceba com facilidade qualquer alteração nas mamas e assim procure rapidamente um médico. Vale lembrar que o autoexame não substitui exames como mamografia, ultrassom, ressonância magnética e biopsia, que podem definir o tipo de câncer e a localização dele.


Tratamento
O câncer de mama tem pelo menos quatro tipos mais comuns e alguns outros mais raros. Por isso, o tratamento não deve ser padrão. Cada tipo de tumor tem um tratamento específico, prescrito pelo médico oncologista.
Entre os tratamentos estão a quimioterapia e radioterapia, a terapia alvo e a imunoterapia.

Banco de lenços
Um dos efeitos colaterais do tratamento contra o câncer é a queda dos cabelos. É mais um drama para as mulheres que já enfrentam uma doença tão cruel. Para estimular e melhorar o astral dessas pacientes foi criado o ‘Banco de Lenços’, uma corrente de apoio e solidariedade.
Os pedidos são feitos pela internet. Antes de seguir viagem, os lenços são higienizados e embalados no hospital. Quer doar um lenço? Veja como no portal do Banco de Lenços.
(com informações do site G1)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade