Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Atenção

Casos de surdez são causados por doenças durante a gestação ou fatores perinatal

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
27 set 2017 às 17:43
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os fatores hereditários são responsáveis por 60% dos casos de surdez em crianças. Os outros 40% são por motivos ambientais, ou seja, infecções adquiridas pela mãe durante a gestação, incluindo rubéola, sarampo, varicela, ou diabetes, o uso de álcool, drogas, medicamentos tóxicos ao ouvido, complicações durante o parto, sofrimento fetal, falta de oxigênio, nascimento prematuro, circular de cordão umbilical e meningite na infância, conforme explica a médica otorrinolaringologista e Chefe do Grupo de Pesquisa em Zumbido do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Dra. Jeanne Oiticica.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) o total de pessoas surdas em 2015, no Brasil, era de 28 milhões (14%), e 360 milhões em todo mundo. A cada ano, surge cerca de 1% de novos casos de deficiência auditiva. A prevalência salta para mais de 33% quando considerados indivíduos maiores de 65 anos, o que corresponde a 1/3 dos idosos, segundo dados da OMS 2012.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O acompanhamento médico é essencial, já que a surdez ao nascimento, em geral, tem tratamento, possibilitando a reabilitação desses bebês com deficiência auditiva.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


"O sucesso do tratamento passa pelo diagnóstico e reabilitação o mais precocemente possível. Quanto mais cedo um indivíduo com deficiência auditiva for diagnosticado e reabilitado, melhor será sua recuperação, além da fala, cognição, memória, atenção, inserção social", explica a especialista.

O tratamento varia caso a caso. Pode incluir o uso de aparelhos de amplificação sonora, implante coclear, implante de tronco, próteses osteoancoradas, dentre outros. "O pré-natal é essencial para garantir uma gestação tranquila e saudável tanto para a mãe quanto para a criança, já que hoje temos ao nosso alcance exames de qualidade que possibilitam ao médico o diagnóstico mesmo antes da criança nascer".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade