Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Optar pela cirurgia

Catarata é a principal causa de cegueira no Brasil

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
30 mai 2017 às 15:53
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A catarata é uma frequente doença oftalmológica nos consultórios médicos. A doença atinge 17% das pessoas com até 65 anos e 47% dos que têm entre 65 a 74 anos. Dados do Ministério da Saúde revelam que no Brasil são realizadas mais de 450 mil cirurgias de cataratas por ano.

A doença é definida por uma alteração do cristalino, a lente natural do olho, que contribui com a focalização da imagem. Essa lente fica mais opaca e a perda da transparência dificulta a chegada da luz com consequente diminuição da visão. Na fase inicial, a qualidade da visão pode estar comprometida, com menor percepção de contraste e com o avanço, há visão progressivamente mais borrada, interferindo na qualidade de vida.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o médico oftalmologista da CEVIPA, especialista em cirurgia de catarata, Dr. Michel Rubin, a doença é mais comum a partir dos 60 anos e acomete as pessoas em graus diferentes. "Além do envelhecimento, a catarata também pode ser provocada por uso de medicamentos como o corticóide, trauma, exposição prolongada a radiação ultravioleta, outras doenças oculares ou mesmo já estar presente já ao nascimento. Os diabéticos, por exemplo, costumam ter catarata mais cedo e com progressão mais rápida", afirma o especialista.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


A catarata é progressiva, mas a boa notícia é que houve grande avanço no tratamento e há tecnologia para afastar o problema de vez com altíssimo índice de sucesso. Dr. Michel afirma que a única maneira para combatê-la é a cirurgia. "Por tratar-se de uma opacidade dentro da lente dos olhos, colírio ou óculos não têm ação, sendo o único tratamento a cirurgia", diz o especialista.

Publicidade


Cirurgia corretiva
A cirurgia consiste na retirada da lente opaca e implante de uma lente artificial dentro dos olhos.


A recomendação é procurar orientação de um oftalmologista aos primeiros sinais da doença, como por exemplo, dificuldade para dirigir a noite provocada pelo incomodo com o brilho dos faróis e percepção de cores menos vivas e intensas, mudança frequente no grau do óculos e aumento da sensibilidade à luz. A catarata muito madura pode trazer sérias complicações na qualidade de vida, então não é aconselhável esperar essa progressão, já que o procedimento apresenta alto índice de segurança.

Publicidade


A Clínica Cevipa utiliza o que há de mais moderno em cirurgias de catarata. O procedimento é realizado por meio do aparelho Centurion e Verion, anestesia menos invasiva, técnica de microincisão sem a necessidade de ponto e modernas lentes intraoculares que se abrem apenas no interior dos olhos. "Com o uso dessas tecnologias, nossas cirurgias tornam-se mais seguras, precisas, sem a necessidade do uso de tampão ocular e apresenta menor tempo de recuperação visual. Em muitos casos, podemos oferecer além da melhora visual, uma menor dependência ou mesmo independência do uso de óculos, mesmo em pessoas que o utilizaram durante toda sua vida", afirma o Dr. Michel.


Embora a cirurgia moderna de catarata possua alto índice de segurança e previsibilidade, a CEVIPA oferece também a opção da cirurgia a laser, utilizando o moderno aparelho Lensex, que substitui alguns passos da cirurgia, que seriam feitos manualmente, por laser de forma controlada e extremamente precisa.

Prevenção
Uma vez instalada, não há forma eficaz de se evitar a progressão e, não sendo tratada, pode levar à cegueira, mas com o tratamento, a visão é restabelecida. Qualidade de visão é qualidade de vida, então fique atento e cuide-se.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade