Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Atenção aos sintomas

Cinco coisas sobre a esclerose múltipla que você precisa saber

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
28 ago 2017 às 16:22
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em pauta com o Dia Nacional da Esclerose Múltipla, dia 30 de agosto, a coordenadora do Ambulatório de Neuroimunologia do Hospital Santa Marcelina, a médica Ana Piccolo, tira dúvidas sobre alguns fatos da doença.

Atualmente, a doença é autoimune e atinge 15 indivíduos a cada 100 mil habitantes no Brasil, ela inflama o sistema nervoso central e que atinge 2,5 milhões de pessoas no mundo. Alguns cientistas acreditam que a patologia é resultado de uma combinação de fatores imunológicos, ambientais, infecciosos e genéticos, embora a causa real seja desconhecida;

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Atenção à depressão
É grande a incidência de depressão em pessoas com esclerose múltipla, pois se trata de uma patologia sem cura, que impõe alguns desafios àqueles em quem ela se manifesta como fraqueza muscular, alteração do equilíbrio e comprometimento neurológico.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


De causa desconhecida, a patologia é considerada crônica e recorrente, com surtos e sintomas que variam de pessoa para pessoa, mas influenciam diretamente na qualidade de vida dos indivíduos.

Mais mulheres
A EM atinge duas vezes mais mulheres do que homens e, em média, é diagnosticada aos 30 anos, embora possa acometer desde crianças até pessoas mais idosas. Pelo fato de ser uma doença com diagnóstico tardio, muitas vezes, isso acaba por dificultar o tratamento da doença. "Estudos com animais apontam que as fêmeas têm uma predisposição genética imunológica para a doença, e os fatores hormonais também influenciam, mas a doença se manifesta de forma mais agressiva em homens", aponta a neurologista.

Tratamento

Hoje os pacientes contam com opções eficazes de tratamento para controlar a doença e os surtos. Vale destacar a terapia que foi incorporada recentemente ao rol de medicamento do Sistema Único de Saúde (SUS), a teriflunomida, devendo chegar aos usuários do SUS em breve. A teriflunomida, que é um medicamento oral, é indicado para o tratamento de pacientes com as formas recorrentes de esclerose múltipla, para reduzir a frequência dos surtos e para retardar o acúmulo de incapacidade física.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade