Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Mitos e verdades

Comer chocolate dá espinhas?

Redação Bonde
02 out 2015 às 17:38
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quem nunca ouviu alguém dizer que comer chocolate dá acne? E quem já não passou pasta de dente naquela desagradável espinha para ela secar e sumir no dia seguinte? Se ficarmos "ouvindo" e experimentando essas "receitas" caseiras, além de não resolvermos nossos problemas, podemos até mesmo piorar a saúde de nossa pele.

Pensando em facilitar a vida de nossos leitores, conversamos com a dermatologista Camila Eduardo que esclareceu alguns dúvidas bem comuns em relação à acne. Confira!

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Comer chocolate dá acne?
Mito! Não existe evidência científica atual que relacione algum alimento específico com o desenvolvimento da acne. Por exemplo, foi feito um estudo específico com chocolate em pacientes com acne e não foi demonstrado que o consumo do chocolate piorasse a doença.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Alguns autores relacionaram dieta com carga glicêmica alta, ou seja, rica em alimentos que aumentem rapidamente a glicose na circulação, como muitos açúcares, excesso de farinhas brancas, com piora da acne. Mas ainda não são dados definitivos. " Não existe evidência científica atual que relacione algum alimento específico com o desenvolvimento da acne".

Publicidade


Também associou- se maior possibilidade de acne em situações de consumo exagerado de leite, mas são necessários mais estudos para comprovação.


Lavar o rosto com sabão e açúcar melhora a acne?
Mito. Usar sabão com açúcar produz um esfoliante caseiro. Pode ajudar a deixar a pele com sensação de maciez, mas não é um tratamento para acne. "A acne é uma doença muito comum. Atinge cerca de 85% dos adolescentes, em diferentes graus. Alguns terão apenas cravos, outros podem ter quadros mais intensos, com mais espinhas, nódulos".

Publicidade


Todo adolescente tem acne?
A acne é uma doença muito comum. Atinge cerca de 85% dos adolescentes, em diferentes graus. Alguns terão apenas cravos, outros podem ter quadros mais intensos, com mais espinhas, nódulos.


Estresse piora a acne?
Verdade. O estresse pode piorar sim a acne. Em situações de estresse há aumento da liberação de certos hormônios, que aumentam a produção de oleosidade, de sebo, pelas glândulas sebáceas. Isto acaba piorando a acne. Além disso, há indícios que no estresse haja uma redução na capacidade anti inflamatória do organismo, o que poderia aumentar as lesões inflamatórias da acne - as espinhas.

Espremer pode dar mais acne?

Espremer as lesões pode machucar a pele, podendo levar a marcas, manchas. Há o risco também de, ao espremer as espinhas ou cravos, levar bactérias com as mãos, infeccionando e inflamando mais a pele.


Tomar sol piora a acne?
Sol em exagero pode piorar sim a acne. Por outro lado, um pouco de sol, para algumas pessoas, pode até melhorar o quadro. De todo modo, sempre é importante a proteção solar, com uso de chapéus, bonés e filtros solares apropriados ao tipo da pele.

Cerveja dá acne?

Mito.

Pasta de dente seca e melhora a acne?
Mito.

Protetor solar dá acne?

É importante escolher filtros solares que seja apropriado ao tipo da pele. Produtos com textura leve, toque seco, adequados para peles oleosas ou acneicas. Felizmente há diversas opções disponíveis atualmente.
(com informações do site Saúde Bahia)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade