Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cientistas descobriram

Como adoçantes podem engordar se não possuem calorias?

Redação Bonde
14 jul 2016 às 15:48
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Você conhece alguém que engordou após começar a usar adoçantes artificiais constantemente? Parece muito improvável, pois no rótulo diz que eles não possuem calorias. Porém, nos últimos anos vários estudos sobre o assunto surgiram mostrando que essa substância causa o efeito oposto de emagrecer e ser 'light', pelo menos em testes em animais.

Em um estudo publicado no site Cell Metabolism, cientistas australianos usaram moscas de fruta para entender por que algo tão inusitado acontece. A conclusão foi que adoçantes fazem o cérebro acreditar que você está faminto, assim, fica quase impossível emagrecer.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os cientistas deram açúcar para umas moscas e adoçante para outras, para comparação. Resultado: as que usaram adoçante consumiram 30% mais calorias que as outras.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Depois disso, os pesquisadores foram atrás de um por quê. eles começaram a monitoras as sensillas, os pelinhos que as moscas têm na boca, que funcionam como sensores do paladar. Quanto maior o apetite do açúcar, mais eufóricas elas ficam.

Publicidade


A pesquisa revelou que as moscas que comeram adoçante artificial ficaram com os receptores muito mais eriçados dos que as comeram açúcar. Ou seja, o apetite por açúcar aumenta quando entram em contato com o adoçante.


Por mais que o raciocínio faça sentido, não é comprovado que o mesmo aconteça com humanos. Pois nós podemos reprimir nossas vontades por conta da razão e da lógica. Mas, no mínimo, a pesquisa serve como um alerta aos fãs da substância.


(com informações do site SuperInteressante)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade