28/02/21
Confira dicas

Como aliviar os sintomas da infecção urinária?

As infecções do trato urinário, popularmente conhecia como ‘infecção urinária’, é pouco comum entre os homens, mas bastante frequente entre as mulheres.

Ao identificar os sintomas, como dor e urgência ao urinar, o essencial é procurar ajuda médica.


Para prevenir o problema, o site ‘Minha Vida’, parceiro do Catraca Livre, ensina quatro formas para aliviar os sintomas.

Divulgação
Divulgação


Beba bastante água
Beber água é muito importante em todos os momentos, mas para quem está com uma infecção do trato urinário é essencial. Isso porque quanto mais água se bebe maior a produção de urina e isso é a melhor forma de se livrar rápido dos sintomas, uma vez que é "como se estivéssemos lavando a bexiga mais vezes e, portanto, eliminando resíduos desnecessários ou prejudiciais", explica Adriano Cardoso Pinto, urologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

Abuse do suco de cranberry
O cramberry é original da América do Norte e seu fruto, vermelho e bastante ácido, atualmente é usado para consumo direto ou na culinária, sendo que no Brasil é mais comum encontrá-lo como suco. "Estudos sustentam que o uso do suco ou extratos à base dessa fruta agem diminuindo a recorrência da infecção urinária. Não se sabe ao certo o mecanismo de ação, mas o fato é que pessoas usando a fruta têm menos episódios de infecção urinária, assim como apresentam sintomas mais leves", diz o urologista Cardoso Pinto. Isso porque o cranberry é rico em proantocianidina, substância apontada por estudos como sendo de 15 a 25 vezes mais potente do que a vitamina E para inibir a aderência de bactérias do tipo E.coli na mucosa da bexiga, combatendo as infecções do trato urinário.

Utilize os probióticos a seu favor
Alimentos probióticos são aqueles que apresentam bactérias benéficas ao organismo, como as encontradas em iogurtes e leite fermentado. Os exemplos mais comuns destas bactérias são os Lactobacillus, Streptococcus e Bifidobactérias. Essas bactérias ajudam a sustentar um equilíbrio saudável de micro-organismos no intestino, vagina e no corpo em geral. "Mantendo a saúde em equilíbrio, os micro-organismos que combatem as bactérias podem ajudar a reduzir a ocorrência das infecções urinárias", afirma Daniel Simões, urologista do Dr. Consulta.

Aproveite a vitamina C
Não há consenso entre a comunidade médica sobre a eficácia da vitamina C na prevenção ou diminuição dos sintomas das infecções urinárias. O importante é fazer uso das medicações recomendadas e implementar as mudanças na dieta que foram recomendadas pelo médico. "A vitamina C, ou Ácido Ascórbico, ajuda a inibir o crescimento bacteriano e pode ser encontrada em laranjas, repolho, couve-flor, tomate, frutas vermelhas, kiwi, brócolis, espinafre, goiaba e grapefruit" diz Simões. Contudo, em grandes quantidades ela também pode fazer mal ao organismo. "Trabalhos recentes mostram que o excesso de vitamina C, pode favorecer o aparecimento de cálculos renais, pois a vitamina não é eliminada pelo sistema renal. Por isso,então, não é indicada a sua suplementação", diz a pediatra e homeopata Isis Dulce Pezzuol.

(com informações do site Minha Vida)
Redação Bonde
Continue lendo
Atendimento virtual

Resolução da Sesa estabelece novas regras para atividades religiosas

26 FEV 2021 às 19h57
Boletim diário

Londrina registra mais oito mortes por Covid-19 e se aproxima dos 37 mil casos

26 FEV 2021 às 19h43
15 P1 e dois B.1.1.7

Mais 17 casos de variantes da Covid-19 são confirmadas no Paraná

26 FEV 2021 às 19h29
Entenda!

Brasil vive tragédia e presença de variantes não é desculpa, afirma OMS

26 FEV 2021 às 16h33
Boletim

Paraná registra mais 74 mortes e 4.550 casos de Covid-19; imunizados já são mais de 396 mil

26 FEV 2021 às 16h03
Saiba mais

Paraná ativa mais 258 leitos para atendimento da Covid-19

26 FEV 2021 às 15h44
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados