Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Como amenizar os sintomas da hérnia de disco

Redação Bonde com assessoria de imprensa
13 jul 2015 às 15:33
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A hérnia de disco ocorre quando parte de um disco intervertebral sai de sua posição normal, comprimindo as raízes dos nervos que se ramificam a partir da medula espinhal e que emergem da coluna espinhal. Segundo o IBGE mais de 5 milhões de brasileiros sofrem com essa doença.

Causadora de fortes dores, poucas pessoas sabem como lidar com ela, o ortopedista Artur da Fonseca lembra que a hérnia de disco não é necessariamente uma doença que precisa de uma interferência cirúrgica, mas o acompanhamento médico é imprescindível para quem sofre com esse problema. "O início do tratamento consiste em amenizar a dor com medicamentos, alongamentos e fisioterapia. Conseguindo isso, pode-se iniciar a fortalecer a musculatura da região lombar e abdominal para ter maior sustentação do peso corporal e não sobrecarregar a coluna", explica Artur.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O ortopedista indica algumas atividades físicas consideradas as melhores para as pessoas com hérnia de disco, são eles: natação, hidroginástica e fortalecimento muscular (academia ou pilates). Artur da Fonseca avisa que o objetivo destas atividades é reduzir o impacto sobre a coluna e fortalecer e alongar a musculatura.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Mas algumas atividades físicas precisam ser evitadas, como corridas e pulos, pois são atividades de impacto e podem agravar a lesão e piorar as dores.

"É claro que podem ocorrer alguns episódios de piora da dor com as atividades feitas de forma incorreta. Por isso é importante ter a orientação médica e a supervisão de um fisioterapeuta ou educador físico para adequar os exercícios, levando-se em consideração a limitação de cada pessoa", lembra o ortopedista.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade