Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira dicas

Como manter o cérebro jovem?

Redação Bonde
09 mai 2016 às 14:26
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na teoria, todos sabemos a fórmula de manter o corpo saudável e os músculos em dia: basta seguir uma dieta balanceada e praticar exercícios regularmente.

Se analisarmos bem, essas dicas deveriam servir também para manter o cérebro em bom funcionamento. Apesar de ser aconselhável, não é o suficiente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mas não se preocupe, pesquisas recentes revelaram segredos que mostram outras formas de mantes o cérebro jovem por mais tempo. Confira:

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?



1- Cérebro ativo
Ler um pouco e fazer palavras cruzadas não é o bastante para manter o cérebro na ativa. Aprender algo novo faz uma enorme diferença, por exemplo, e pode também paralisar uma possível deterioração cerebral. Além disso, praticar um esporte regularmente pode ter um efeito poderoso para seu cérebro, podendo aumentar também o córtex cerebral.

2- Alimentação
Alimentação correta também tem um papel importantíssimo na manutenção da juventude cerebral. Todas as frutas e verduras frescas e bem cuidadas ajudarão a manter a saúde, mas as frutas roxas, como amora, batata roxa e beringela, merecem uma atenção especial por trazerem ainda mais benefícios. Não podemos esquecer dos peixes, ricos em ômega 3, um ácido graxo que pode proteger contra a demência.

Publicidade


3- Progressos da medicina
Pesquisadores conseguiram melhorar a memória dos ratos idosos injetando neles o sangue de ratos mais jovens. Inclusive, essa pesquisa já esta sendo feita em humanos.

4- Socialização
Atividades que reunem grupo de pessoas estimulam o cérebro de uma forma parecida com a de atividades como ler e fazer palavras cruzadas. Da mesma forma que aprender coisas novas, como uma língua diferente ou bordar, ou ser fisicamente ativo, ter um círculo social estimula conexões entre os neurônios em diferentes áreas do cérebro.


Além disso, pesquisas também sugerem que as pessoas solitárias têm o dobro de chances de desenvolver o mal de Alzheimer e outros tipos de demência.

(com informações do site BBC)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade