Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Doença silenciosa

Como saber se estou com hepatite?

Redação Bonde com assessoria de imprensa
28 jul 2015 às 14:18
- Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os últimos dados levantados pelo Ministério da Saúde indicam que cerca de 33 mil novos casos de hepatites virais são notificados a cada ano no Brasil. Estas são doenças silenciosas, em sua maioria, e por isso podem passar despercebidas na vida das pessoas, até o momento em que os sinais e sintomas começam a aparecer e a doença se manifesta. Por isso é importante contar com o diagnóstico precoce e a prevenção.

De acordo com o médico Jaime Rocha, infectologista do corpo clínico do laboratório Pasteur, as hepatites de maior relevância no país são as A, B e C. Nesta mesma época do ano, em 2014, 34 pessoas estavam diagnosticadas com hepatite A, 79 com hepatite B e 84 com hepatite C no Distrito Federal. "Estima-se que cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo estão infectadas com o vírus da hepatite B, por isso, este é o tipo mais frequente. Mais de metade dos contágios da hepatite B são transmitidas por relação sexual e a doença atinge principalmente indivíduos de 20 a 39 anos. Na grande maioria essa é uma doença assintomática", explica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Já os outros tipos da doença têm uma taxa um pouco menor no Brasil. Entre 1999 e 2011 foram registrados 82 mil casos da hepatite C no país. "A hepatite C é transmitida principalmente através do contato com sangue contaminado por meio de hemotransfusões, seringas contaminadas em usuários de drogas ou material cirúrgico não estéril, por exemplo. Esta doença também não apresenta sintomas em 90% dos casos", reforça.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


O mesmo levantamento do Ministério da Saúde indica que a taxa de incidência da hepatite A no Brasil vêm caindo. Em 2005, quando ocorreu o ápice da doença, eram 11,7 mil infectados para cada 100 mil habitantes, enquanto que a taxa foi 3,6 mil em 2011. "A hepatite A é contraída por infecção fecal-oral, principalmente decorrente de alimentos mal lavados e água contaminada. O quadro típico apresenta náusea e vômito, mal-estar, febre, perda de apetite, fezes mais claras e um amarelão no corpo e nos olhos", esclarece.

Publicidade


Detectando a doença


O especialista informa que, devido ao caráter assintomático destas doenças, exames laboratoriais são decisórios para a confirmação ou não destas doenças. "O exame de sorologia é usado para determinar por qual vírus a pessoa foi infectada. A partir do quinto dia após a infecção, o organismo começa a produzir anticorpos para combater o vírus. Este exame detecta justamente a presença destes anticorpos no sangue. Este exame pode ser utilizado para os três tipos de hepatites", narra.

No caso das Hepatites B e C outros exames também podem auxiliar o diagnóstico do médico. "Outro teste que é comumente demandado nas hepatites B e C é o chamado PCR ou teste molecular. Ele é capaz de detectar o material genético do vírus no sangue do paciente", conclui.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade