Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Período de festas

Confira dicas para prevenir e cuidar de queimaduras em crianças

Redação Bonde com assessoria de imprensa
16 jun 2014 às 14:52
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em clima de comemorações juninas, as crianças participam de celebrações do tema, o que pode ser perigoso se não forem tomados cuidados como mantê-las longe de fogos de artifício e rojões, que podem causar queimaduras.

De acordo com o diretor da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Ademir Lopes Junior, é importante acompanhar as crianças não só em festas, mas em todos os locais, como cozinha, banheiro e perto de condutores de eletricidade, para evitar acidentes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Queimaduras são a quarta causa de hospitalização e morte em crianças e adolescentes no Brasil. "A melhor maneira de lidar com queimaduras é preveni-las, porém, caso uma criança seja queimada, é essencial entender que atitudes como estourar bolhas ou passar algum tipo de substância no local podem piorar a situação e causar infecções. O ideal é sempre procurar um médico o mais rápido possível quando algum acidente acontecer", explica Lopes Junior.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


De acordo com o diretor da SBMFC, existem três tipos de queimaduras. "As de primeiro grau são as que deixam a pele vermelha, com uma dor leve e inchaço. Já as de segundo grau são caracterizadas por bolhas, com dor mais intensa, podendo desgrudar a parte afetada da pele. A terceira, embora a dor seja geralmente pequena, é a mais prejudicial, destruindo todas as camadas da pele. Alguns tipos de queimaduras podem ser até fatais se não tratados da devida forma, além de deixar marcas que podem evoluir para câncer de pele".

Publicidade


Confira cinco dicas para proteger as crianças de possíveis queimaduras:


1 - Fogos de artifício. Crianças costumam ser atraídas por fogos de artifício, por isso é essencial não deixar que brinquem com eles e lembrar sempre que devem ser manuseados por um adulto ou profissional. Quando for acender esse tipo de material, atentar também para não deixar caixas de fósforo ou isqueiros perto ou ao alcance dos pequenos.

Publicidade


Caso ocorra algum acidente que chegue a queimar a roupa e grudar no corpo, não tente retirá-la, pois pode estar grudada na pele da criança. Se for uma queimadura exposta, jogue água para diminuir o nível de calor do machucado e procure um especialista para tratar o ferimento.


2 - Cozinha. Botijões de gás, fornos e fogões são perigosos, ainda mais porque alguns desses equipamentos podem ser acesos por algum botão rápido. Por isso não deixar as crianças sozinhas nesse ambiente, utilizar as bocas de trás do fogão e atentar para alimentos em temperatura muito quente são estratégias para evitar acidentes. Caso ocorram queimaduras de óleo no corpo, lave com água corrente.

Publicidade


3 - Tomadas e ferro de passar. Proteger as tomadas de casa é uma forma de prevenir queimaduras elétricas - crianças são curiosas e tendem a mexer em tudo o que está à vista. Evite também passar roupas ao lado de seus filhos, eles não imaginam como o ferro de passar é perigoso e o quanto pode machucá-los.
Na ocorrência de uma queimadura elétrica, desligue o aparelho da tomada, afaste a criança da corrente elétrica em seguida e aplique água fria no local da queimadura. Surgindo ou não bolhas na área da queimadura, sempre procure um médico.


4 - Temperatura da água e alimentos. As crianças têm a pele mais sensível e precisam de cuidados especiais. É importante checar a temperatura da água para o banho - o ideal é que esteja por volta dos 37º C. Alimentos também podem queimar a boca, principalmente de bebês, por isso é importante verificar se não estão quentes.
Acontecendo uma queimadura na região bucal, não alimente posteriormente a criança com bebidas e comidas quentes, salgadas, apimentadas ou frutas cítricas, que tendem a piorar a irritação da queimadura, e leve-a ao hospital.

5 - Líquidos inflamáveis. Álcool e substâncias como soda cáustica são corrosivos e devem ficar fora do alcance das crianças. Além do perigo de queimaduras, a ingestão desses líquidos também é perigosa. É importante lembrar que acetona também é inflamável.
No caso da criança queimar-se com esse tipo de substância, deve-se lavar o local durante 15 minutos com água corrente para diminuir a temperatura da queimadura. Se por acaso ela chegar a ingerir o produto, o indicado é procurar um pronto-socorro o mais rápido possível.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade