Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dermatite seborreica

Confira mitos e verdades sobre a caspa

Redação Bonde
22 set 2015 às 16:22
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Coceira, irritação no couro cabeludo e descamação são os sintomas mais comuns da dermatite seborreica, mais conhecida como caspa. O problema pode se agravar com o clima seco, estresse, disfunção hormonal, uso de água muito quente, bebida alcoólica e até alimentação rica em açúcares e gorduras.

Apesar de ainda não ter cura, a caspa não é contagiosa e pode afetar homens e mulheres de todas as idades. Todos os dias, as células do couro cabeludo são renovadas, mas o aumento dessa renovação pode irritar o couro cabeludo formando os "flocos brancos" que caracterizam a caspa. Entretanto, a mudança de alguns hábitos contribui para uma melhora significativa do quadro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Para ela aparecer, além do fator genético, precisamos de fatores predisponentes como clima seco, estresse, disfunção hormonal, uso de água muito quente e até alimentação rica em açúcares e gorduras", comenta a dermatologista Pietra Martini.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Para esclarecer o que é realmente verdade sobre o problema e seu tratamento, listamos algumas dúvidas. Confira as respostas dos especialistas.

Compartilhar o pente pode dar caspa?

Mito. A caspa é uma característica individual. Não é contagiosa. É uma alteração da velocidade com que a pessoa troca a célula do couro cabeludo.

Publicidade


Lavar a cabeça diariamente causa caspa?
Mito. O tratamento da caspa consiste em lavar a cabeça diariamente com água morna (mais para fria) para que o excesso de células seja removido e para que os ativos dos xampus possam agir no couro cabeludo e tratá-lo.


Água quente piora a caspa?
Verdade. Banhos muito quentes e demorados podem irritar o couro cabeludo e piorar a caspa, em alguns casos. A água quente aumenta a oleosidade do couro cabeludo possibilitando o aumento da proliferação de fungos associados ao aparecimento da dermatite seborreica.

Publicidade


Ficar nervoso causa caspa?
Parcialmente verdade. O estresse é um dos fatores que pioram a caspa, assim como o clima seco, disfunção hormonal, uso de água muito quente e até alimentação rica em açúcares e gorduras.


Xampus para caspa realmente funcionam?
Parcialmente verdade. Os xampus anticaspa vendidos em supermercados melhoram a caspa leve. A caspa moderada responde bem ao tratamento com xampus receitados por dermatologistas. Já a caspa severa só é controlada com remédios prescritos pelos dermatologistas.


Usar boné provoca caspa?
Parcialmente verdade. Tudo o que atrapalha a respiração do couro cabeludo pode piorar a caspa. Não causa, mas pode piorar. O uso de bonés ou chapéus pode agravar o quadro de caspa, pois faz com que o couro cabeludo fique abafado, quente e úmido. Isso facilita a proliferação de fungos na região?, explicou Pietra.

Caspa provoca queda de cabelo?
Mito. A dermatite seborreica é uma inflamação das células do couro cabeludo e não do folículo piloso. Porém, as caspas moderadas e severas não tratadas podem aumentar a queda de cabelo.
(com informações do site UOL)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade