Tire suas Dúvidas

Conheça os 5 tipos mais frequentes de câncer

19 fev 2014 às 16:13

Câncer de pulmão, mama, colorretal, estômago e fígado - juntos, eles respondem por quase metade dos novos casos da doença que surgem no mundo a cada ano, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). São também os que mais matam, seja pelo diagnóstico tardio ou dificuldade de tratamento.

De acordo com Lavinia Schüler Faccini, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialista em genética molecular e consultora do portal de agendamento de consultas online Consulte Aqui , o câncer é uma doença que tem como principal característica o crescimento e mutação desordenada de células que invadem tecidos e órgãos. "Estas células tendem a se espalhar rapidamente e ser agressivas e incontroláveis, o que determina a formação de tumores malignos, que podem migrar para outras regiões do corpo", explica a especialista.


Confira abaixo as características de cada um dos 5 tipos de câncer mais letais, onde surgem, como se manifestam, suas causas e tratamentos indicados:


Pulmão
De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), a cada ano surgem 27.300 novos casos de câncer de pulmão, tornando-se o tipo de câncer que mais mata no Brasil. É causado principalmente pelo tabagismo. Segundo Lavínia, detectar o câncer pulmonar é difícil quando associado à uma doença como o enfisema, que diminui a capacidade pulmonar, tornando inviável a realização de uma cirurgia. Os principais sintomas são dor no tórax, tosse, falta de ar, inflamação nos brônquios e escarro com sangue.


Mama
Este é o segundo tipo mais comum da doença e o que mais afeta as mulheres, correspondendo a 22% de novos casos todos os anos. No Brasil, o diagnóstico ainda é feito tardiamente, o que dificulta o tratamento. As
principais causas do câncer de mama são a hereditariedade e fatores como tabagismo, consumo excessivo de álcool, entre outros. Os exames clínicos anuais como a mamografia e o autoexame ajudam a diminuir a mortalidade das mulheres, principalmente após os 50 anos.


Colorretal
A estimativa do INCA é de que este ano surjam mais de 32.000 novos casos no país, sendo a maioria em mulheres. Os tumores do câncer colorretal aparecem tanto no intestino grosso, como no reto. Na maior parte
das vezes o tratamento é a partir da retirada de pólipos, pequenas lesões que surgem na parede interna do intestino grosso. Os sintomas estão associados à prisão de ventre, diarreia, náusea e dor no abdômen.


Estômago
O câncer de estômago é conhecido também como câncer gástrico e se apresenta em três tipos: adenocarcinoma (mais comum), linfoma (mais raro) e o leiomiossarcoma (tumor que atinge os tecidos). No Brasil, este é o terceiro tipo mais comum entre os homens e o quinto entre as mulheres. A incidência maior se dá em homens com mais de 70 anos. Os sintomas são marcados por falta de fome, vômito, perda de peso e fadiga.

Fígado
Com incidência maior entre os homens, o câncer de fígado, geralmente, está associado à hepatite B ou C e ao alcoolismo. Inchaço e dores fortes no abdômen, náusea e pele amarelada são os principais sintomas
deste tipo de câncer.


Continue lendo