Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saudável

Consumir soja pode prevenir doenças do coração?

Sua Saúde - Folha de Londrina
10 jun 2010 às 19:21
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ultimamente, muito se tem falado sobre a soja na prevenção das doenças do coração. Ela é fonte natural única de isoflavonas, que têm propriedades antioxidantes, entre outros benefícios para as veias e o coração. Além das isoflavonas, a proteína da soja, quando substitui as carnes, pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares em mais de 20%. Isso pode ocorrer por meio de uma combinação de mecanismos, como redução do colesterol total e da LDL (mau colesterol), e aumento da HDL (bom colesterol), entre outros.

É reconhecido que a ingestão de 25 gramas de proteína de soja por dia, juntamente com outros cuidados alimentares e estilo de vida, pode produzir esse efeito preventivo. Para conseguir um resultado positivo, é necessário incluir preparações ou produtos de soja em todas as refeições do dia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Além de isoflavonas e proteína, a soja possui boa quantidade de fibras, que também ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares. Outro efeito benéfico é que a soja, possivelmente, pode reduzir a hipertensão arterial.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Para alcançar a quantidade recomendada, a soja pode ser introduzida de várias maneiras na alimentação. Em grão, carne de soja, proteína de soja em pó, farinha de soja, leite de soja, tofu (semelhante ao queijo), grão torrado e manteiga de soja.

Publicidade


É importante, porém, verificar o conteúdo de gordura ao selecionar um produto de soja. Para fazer o efeito desejado, o produto deve ser rico em proteína, mas pobre em gordura.


É importante considerar que a soja pode não ser hábito alimentar para muitas pessoas. Para aqueles que ainda não estão acostumados, vale a pena iniciar o uso dela lentamente, introduzindo-a na dieta algumas vezes por semana e aumentando a frequência gradativamente.


Além das lojas de produtos naturais, cada vez mais os supermercados estão oferecendo opções de novos produtos elaborados com soja.

Cristina Martins, nutricionista, mestre em nutrição clínica e doutora em ciências médicas


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade