26/11/20
PUBLICIDADE
Saudável

Consumir soja pode prevenir doenças do coração?

É reconhecido que a ingestão de 25 gramas de proteína de soja por dia pode produzir um efeito preventivo

Ultimamente, muito se tem falado sobre a soja na prevenção das doenças do coração. Ela é fonte natural única de isoflavonas, que têm propriedades antioxidantes, entre outros benefícios para as veias e o coração. Além das isoflavonas, a proteína da soja, quando substitui as carnes, pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares em mais de 20%. Isso pode ocorrer por meio de uma combinação de mecanismos, como redução do colesterol total e da LDL (mau colesterol), e aumento da HDL (bom colesterol), entre outros.

É reconhecido que a ingestão de 25 gramas de proteína de soja por dia, juntamente com outros cuidados alimentares e estilo de vida, pode produzir esse efeito preventivo. Para conseguir um resultado positivo, é necessário incluir preparações ou produtos de soja em todas as refeições do dia.


Além de isoflavonas e proteína, a soja possui boa quantidade de fibras, que também ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares. Outro efeito benéfico é que a soja, possivelmente, pode reduzir a hipertensão arterial.

Para alcançar a quantidade recomendada, a soja pode ser introduzida de várias maneiras na alimentação. Em grão, carne de soja, proteína de soja em pó, farinha de soja, leite de soja, tofu (semelhante ao queijo), grão torrado e manteiga de soja.

É importante, porém, verificar o conteúdo de gordura ao selecionar um produto de soja. Para fazer o efeito desejado, o produto deve ser rico em proteína, mas pobre em gordura.

É importante considerar que a soja pode não ser hábito alimentar para muitas pessoas. Para aqueles que ainda não estão acostumados, vale a pena iniciar o uso dela lentamente, introduzindo-a na dieta algumas vezes por semana e aumentando a frequência gradativamente.

Além das lojas de produtos naturais, cada vez mais os supermercados estão oferecendo opções de novos produtos elaborados com soja.

Cristina Martins, nutricionista, mestre em nutrição clínica e doutora em ciências médicas
Sua Saúde - Folha de Londrina
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Coronavírus

Mundo registra 12.785 mortes por Covid-19 em um único dia

26 NOV 2020 às 09h50
Covid-19

Pfizer começa a enviar resultados de testes da vacina à Anvisa

26 NOV 2020 às 09h44
Não houve óbito registrado

Casos de Covid-19 em Arapongas aumentam em 89,69%

26 NOV 2020 às 09h26
Pandemia de Covid-19

Casos de síndrome respiratória grave voltam a subir pela 1ª vez desde julho

26 NOV 2020 às 09h19
Boletim tamaranense

Tamarana tem novo óbito por Covid-19 e mais oito casos

26 NOV 2020 às 08h42
Pandemia

Plano nacional de vacinação contra Covid-19 será divulgado na segunda

26 NOV 2020 às 08h31
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados