Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Atenção aos sintomas

Curiosidades e cuidados sobre a saúde da próstata

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
18 jul 2017 às 16:43
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O que pouca gente sabe é que  por volta dos 45 anos  a próstata aumenta de tamanho naturalmente, sem necessariamente ter relação com o câncer de próstata e por isso merece cuidados e atenção.

Segundo o especialista José Anacleto Dutra de Resende Júnior, médico urologista e pesquisador da UERJ, em alguns casos o inchaço da glândula obstrui parcial ou totalmente a uretra, manifestando alguns sintomas que muitas vezes passam despercebidos no cotidiano dos homens.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para auxiliar no cuidado com a saúde, o especialista listou curiosidades que todo homem deve saber sobre a sua próstata: 

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


- Uma próstata saudável tem aproximadamente 15g e é do tamanho de uma noz.

Publicidade


- O crescimento da próstata não evolui para o câncer de próstata. Algumas vezes na avaliação da hiperplasia, o câncer é diagnosticado também.


- Após os 45 anos de idade, já é indicado ir ao médico regularmente. Além do histórico do paciente, devem ser realizados exame físico geral, urológico completo, ultrassom e exames laboratoriais.


- Genética, diabetes, obesidade e tabagismo estão entre os fatores de risco. Ao contrário do que muitos pensam, a HBP – hiperplasia benigna da próstata - é a doença mais comum da glândula e não o câncer. A condição prejudica a qualidade de vida do homem, afetando sua rotina e vida sexual. A partir dos 50 anos, a HBP torna-se bastante comum. Segundo o especialista, a condição geralmente não causa dor e alguns exames preventivos podem ajudar na detecção da doença e cuidado com a glândula.

- Um dos tratamentos minimamente invasivos mais efetivos no Brasil é a cirurgia a laser. A tecnologia permite uma cirurgia (vaporização prostática) mais precisa para evita sangramentos e oferece segurança para pacientes cardíacos e em uso de anticoagulantes.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade