É verdade que a depilação da perna com cera reduz o crescimento dos pêlos? E a depilação com a gilete é recomendada
Afinal, para que servem os pêlos indesejáveis? Foi-se o tempo em que o homem dependia dos pêlos para proteção do frio, vento e sol. Em animais, eles desempenham o papel de controle térmico (urso polar), de defesa (porco espinho) e o controle sensitivo. Na sociedade moderna, os pêlos e cabelos possuem um aspecto decorativo e de reconhecimento da pessoa como indivíduo e parte de um grupo social. São importantes na comunicação ‘não verbal’, nos ‘sugerindo’ os costumes e gostos do indivíduo.
Em certos casos, sua presença pode nos trazer transtornos, como a foliculite (pêlos encravados) na barba, em homens, e na virilha, nas mulheres. Este quadro é extremamente comum e pode levar à infecção, formação de nódulos e cicatrizes, que só poderão ser corrigidas cirurgicamente.
Os métodos depilatórios existentes são classificados em temporários (raspagem, depilação a frio ou quente e depilação química) e definitivos ou prolongados (eletrodepilação e remoção com laser). Grande parte das mulheres consegue bons resultados com métodos temporários de depilação, porém a localização ou o crescimento do pêlo (se muito intenso) pode tornar este método insatisfatório. Além disso, também não previnem o aparecimento de novas inflamações. No caso de inflamação ativa, uma visita ao médico evita problemas futuros.
A depilação com cera (quente ou fria) pode reduzir o volume de fios, pois com o passar do tempo vai destruindo as raízes dos pêlos, mas é um processo demorado. A depilação com lâmina é semelhante ao barbear nos homens. Porém, como todos os pêlos são cortados juntos, pode dar um toque mais áspero, dando a sensação de que os pêlos estão mais grossos.
Modernamente, o uso do laser tem se mostrado efetivo na remoção dos pêlos. O número de sessões pode variar dependendo das características de cada pessoa. Uma vez que o pêlo é destruído, diminui o quadro de foliculite secundário ao encravamento do pêlo. É um excelente método para a remoção dos pêlos da barba. A aplicação é feita de forma rápida, cobrindo grandes áreas. Há um certo desconforto, pois a passagem da energia pode irritar a pele, porém é suportável e a pessoa pode voltar às suas atividades rotineiras no mesmo dia.
Ricardo Pasello, dermatologista