Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Distonia

Distúrbio neurológico do movimento pode comprometer a vida do paciente

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
17 mai 2017 às 17:16
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com o objetivo de gerar conhecimento e alertar a população para o diagnóstico precoce, no dia 6 de maio é celebrado o Dia Nacional de Conscientização sobre a Distonia, distúrbio neurológico caracterizado por movimentos involuntários decorrentes de contração muscular.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 65 mil brasileiros são afetados pela condição. A distonia pode se manifestar em diferentes idades, mas é mais comum entre 40 e 60 anos. Tem maior incidência em mulheres, cerca de três casos para cada homem e o diagnóstico é difícil. "Muitas vezes a distonia é confundida com outras doenças de ordem neurológica, e até mesmo com tiques nervosos, o que retarda o diagnóstico e prejudica o tratamento", afirma o Dr. Nasser Allan, Neurologista e PHD em Neurociências.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As causas são indefinidas em 2/3 dos casos. Nas demais ocorrências, a doença pode ser ocasionada por exposição a drogas, lesões cerebrais, transtornos metabólicos, entre outros.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


"Em casos moderados ou graves a distonia pode limitar a vida do paciente, dificultando fala, andar, escrever, comer sozinho, tomar banho, entre outras ações cotidianas", explica o especialista.


Um outro ponto sensível na rotina de quem sofre com a distonia é o preconceito em função dos movimentos involuntários, frequentemente confundidos com doenças que afetam a capacidade intelectual e o comportamento.

O tratamento é medicamentoso nas formas generalizadas. Para as manifestações focais aplica-se Toxina Botulínica A, feita diretamente nos músculos acometidos, como forma de inibir a contração involuntária, além de diminuir a dor e possibilitar a retomada mais harmônica dos movimentos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade