Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Doença que faz os cílios nascerem para dentro pode levar à cegueira

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
21 ago 2017 às 16:37
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Já imaginou seus cílios constantemente crescendo em direção ao seu globo ocular? O nome médico para esta condição é entrópio, uma alteração anatômica da pálpebra que se caracteriza pela inversão da margem palpebral, ou seja, a borda da pálpebra se inverte fazendo os cílios crescerem para dentro.

Segundo a oftalmologista Tatiana Nahas, especialista em cirurgia de pálpebras e Chefe do Serviço de Plástica Ocular da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, o entrópio atinge mais comumente a pálpebra inferior, causando irritação ocular, sensação constante de ter um corpo estranho nos olhos e lacrimejamento. "Além disso, o entrópio pode levar à ceratite (lesão da córnea) e à ulceração da mesma devido ao trauma constante dos cílios contra o globo ocular", diz a médica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Como o entrópio surge
O entrópio pode ser congênito (quando surge ao nascimento), senil, cicatricial ou espástico, sendo o mais comum o senil, que aparece como resultado do processo de envelhecimento. Ao envelhecermos, a pele fica mais flácida, o que pode levar à perda da tensão dos músculos. Além disso, há atrofia da gordura do globo ocular.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Segundo Nahas, o entrópio cicatricial costuma aparecer após o tracoma, uma infecção causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, que leva a uma cicatriz tardia de ceratoconjuntivite. O tracoma é a principal causa de entrópio no Brasil. Outras causas estão relacionadas a traumas, queimaduras, processos inflamatórios, acne rosácea ou doença das glândulas de Meibômio.

Publicidade


"Normalmente, o cicatricial é mais grave e atinge mais a pálpebra superior. O espástico é decorrente de espasmos excessivos da musculatura periocular, forçados ou involuntários, devido a doenças que atingem as células do sistema nervoso, como no blefaroespasmo facial, por exemplo," explica a especialista.


Tratamento
Após o diagnóstico, que deve ser feito por um oftalmologista, o tratamento definitivo é cirúrgico. São indicados lubrificantes oculares e antibióticos tópicos. Entretanto, como o entrópio pode afetar a córnea, o tratamento deve ser feito o mais breve possível, na maioria dos casos.


"A cirurgia é realizada para corrigir a posição da pálpebra e evitar o crescimento dos cílios para dentro. No entrópio espástico podemos usar a toxina botulínica e o afastamento mecânico por meio de fita adesiva. Cada caso irá requerer um tipo de tratamento e só o médico pode indicar a terapêutica mais adequada", comenta a médica.

Mesmo após a cirurgia, alguns pacientes podem apresentar recidiva da condição, ou seja, os cílios podem voltar a nascer para dentro. Nestes casos, é feita uma nova cirurgia.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade