16/06/21
PUBLICIDADE
Verdade ou mito?

Dores nas articulações aumentam com o frio

Com a queda das temperaturas muitas pessoas começam a se queixar de dores nas articulações. As mais comuns são as que acometem mãos, ombros e joelhos. Mas existe mesmo essa relação? Essas dores acontecem mesmo por conta do frio?

"O que podemos dizer é que essas dores geralmente acometem pessoas que já possuem algum tipo de dor crônica, como as decorrentes da artrite reumatoide e artrose, por exemplo", explica o ortopedista Paulo Marcel Yoshii, especialista em cirurgia da mão.

O médico explica que a mudança repentina de temperatura causa a diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos, o que força as articulações a ficarem mais contraídas para que o fluxo sanguíneo possa ser mantido. "Com menos sangue e calor nas extremidades do corpo, os receptores da dor ficam mais sensíveis e são ativados ao menor estímulo", esclarece o ortopedista.

Ele acrescenta que quem já passou por uma cirurgia ortopédica nas articulações, principalmente quem tem prótese de platina, também podem sofrer com as dores em dias com temperaturas mais baixas.

De acordo com Yoshii, as dores podem começar a surgir mesmo antes da mudança climática. "Geralmente, com até dois dias antes (da mudança) a pessoa que tem esses históricos que citamos podem começar a apresentar dores", aponta.

A melhor maneira de combater as dores causadas pela queda na temperatura é manter o corpo bem aquecido. Carregar sempre uma blusa é uma alternativa que ajuda. Para quem passou por cirurgia, a indicação é colocar uma compressa morna na articulação dolorida ou no local operado.

"É importante também manter-se ativo, praticar atividades físicas regulares, pois a contração muscular aumenta a temperatura do corpo, aquecendo os músculos e as articulações e diminuindo as dores", indica o cirurgião. O ortopedista reforça que caso a dor persista, a indicação é procurar um médico para avaliar a situação.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
Continue lendo
Vacinação

Com novo lote, Arapongas antecipa vacinação de 56 anos e abre para 55 anos

16 JUN 2021 às 07h41
Vacinação no PR

Idosos passam de maioria para um quarto dos internados nas UTIs do Paraná

15 JUN 2021 às 20h10
1.599 mortes pela doença

Londrina monitora 744 casos ativos de coronavírus; 234 internados

15 JUN 2021 às 18h46
Boletim diário

Maringá registra mais 10 mortes pelo novo coronavírus nesta terça

15 JUN 2021 às 18h10
Saiba mais

Variante do coronavírus identificada no interior já circulava desde janeiro em São Paulo

15 JUN 2021 às 16h34
340 óbitos

Boletim da Saúde indica recorde de mortes por coronavírus no Paraná

15 JUN 2021 às 15h37
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados