31/05/20
25º/10ºLONDRINA
PUBLICIDADE
|

Dores no corpo aumentam no inverno

No inverno nota-se um aumento no número de pessoas que vai ao hospital com dores musculares. Esses indivíduos chegam ao pronto-socorro se queixando, principalmente, de dores no pescoço, nas pernas e nas costas.

Pessoas idosas, com doenças degenerativas como artrite e artrose, problemas na coluna, fraturas e recém-operadas acabam sentindo mais dor nesta época do ano devido às mudanças na temperatura ambiente.


Isso acontece porque nos dias frios há uma tendência maior a contrair os músculos do corpo, se encolher e se movimentar menos, o que causa maior rigidez muscular e, consequentemente, dor.

Segundo o coordenador da área de ortopedia do Hospital Santa Paula, Gilberto Anauate, mesmo os idosos que não têm problemas de saúde sofrem nesta época do ano. "O segredo é sempre se movimentar. Isso estimula a produção de líquido sinovial, responsável pela lubrificação das articulações" comenta o especialista.

Para se prevenir das dores nos dias mais frios, o ortopedista aconselha:

- Mantenha o corpo aquecido, em especial as extremidades e o pescoço, pois a friagem pode causar torcicolo e provocar contrações musculares.

- Exercite-se. Em todas as épocas do ano é necessário praticar atividades físicas, mas, no inverno, é ainda mais primordial. Alongar-se antes e depois das atividades ativa a circulação e diminui o frio. O melhor exercício para quem tem problemas de artrite, artrose, problemas na coluna, entre outros, é a hidroginástica. Outras opções são caminhadas, passeios de bicicleta e exercícios na academia.

- Proteja-se da umidade, pois ataca as articulações, causando dores. O dormitório deve ser seco e claro.

- Aposte nos chás termogênicos para se aquecer e evite comidas cruas, bebidas geladas e laticínios. Sopas e caldos também são indicados, mas cuidado com o excesso de calorias que podem fazer engordar nesta época do ano.

- Se a dor for frequente, fale com seu médico.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Saiba mais
Maringá registra dois óbitos por Covid-19; total chega a 8
30/05/2020 18:01
Boletim da saúde
Com mais dois óbitos, Londrina chega a 24 mortes pelo novo coronavírus
30/05/2020 17:36
Boletim estadual
Com mais oito óbitos, Paraná chega a 181 mortes pela Covid-19
30/05/2020 17:17
Alerta!
Sociedade de Pediatria desaconselha cloroquina em crianças e adolescentes com Covid-19
30/05/2020 10:49
Mais de 27 mil mortes
Brasil supera Espanha e se torna o 5º país com mais mortes por coronavírus
29/05/2020 20:00
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados