Tire suas Dúvidas

É possível o pai e a mãe terem sangue O+ e o filho A+?

27 nov 2013 às 17:41

Como regra, não. Os grupos sanguíneos ABO e Rh são caracterizados por antígenos localizados na superfície (membrana) dos glóbulos vermelhos (também chamados eritrócitos ou hemáceas).

Pais do grupo O não tem a capacidade genética para a formação de antígeno A, portanto, não podem passar esta característica aos seus descendentes.


Da mesma forma não poderiam ter filhos do grupo B (glóbulos vermelhos com antígeno B na sua superfície) ou do grupo AB (com ambos antígenos presentes). Tecnicamente pais do grupo O somente poderão ter filhos de grupo O.


Quanto ao grupo Rh, o antígeno que determina se a pessoa é Rh positivo ou negativo chama-se antígeno D.


É fundamental a determinação do grupo sanguíneo materno no pré-natal, pois mães com Rh negativo (ausência do antígeno D) que tiverem filhos Rh positivos poderão produzir anticorpos contra o antígeno D, acarretando anemia grave na criança, ainda dentro do útero, colocando em risco a vida dela. Todas essas orientações serão feitas pelo médico obstetra no pré-natal.


Quanto a transfusões sanguíneas, é importante ressaltar que os bancos de sangue são obrigados por lei a realizar as tipagens necessárias em toda transfusão, portanto, não há necessidade das pessoas saberem seu tipo sanguíneo para informar ao médico.

Luis Gabriel F. Turkowski, hemotologista


Continue lendo