Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Precisa de exercício

Em taxas normais colesterol atua em benefício da saúde

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
11 ago 2017 às 17:57
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O colesterol tem várias funções no organismo, sendo essencial para a produção de vitamina D e de alguns hormônios como a testosterona, ou seja, é essencial para a saúde. "Não é possível viver sem o colesterol, embora sua elevação guarde relação com problemas cardiovasculares. Acreditava-se que a ingestão de colesterol nos alimentos tinha relação com estes problemas, mas pesquisas mais recentes já apontam que o problema não está na alimentação, e sim no sedentarismo, na obesidade e na história familiar", explica Rodrigo Lima, médico de família e diretor de comunicação da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC).

Nem todas as pessoas necessitam, portanto, dosar o colesterol regularmente. Quando é necessário, médicos podem solicitar a dosagem de lipoproteínas, sendo as mais importantes a HDL (lipoproteína de alta densidade) e a LDL (lipoproteína de baixa densidade). As lipoproteínas têm a função de transportar o colesterol pelo sangue. A LDL está associada ao acúmulo de colesterol nos casos sanguíneos, e por isso ela é conhecida como "colesterol ruim", enquanto a HDL, responsável por "limpar" o colesterol dos vasos, é conhecida como o "colesterol bom".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


"Vale ressaltar também que uma pessoa com o diagnóstico de colesterol alto não pode ser classificada como doente, pois o aumento do colesterol pode ser apenas temporário, e corrigido com atividade física e controle do peso. Além disso, nem todas as pessoas com colesterol alto devem usar medicamentos para baixá-lo, pois os medicamentos trazem benefício muito discreto em pessoas que nunca tiveram um infarto ou AVC (derrame), e podem trazer malefícios", explica Lima.

Monitorar

Nas pessoas que apresentam fatores de risco cardiovascular, como história familiar de doenças do coração, obesidade, sedentarismo, hipertensão, diabetes, tabagismo, entre outros, pode ser importante acompanhar a dosagem da LDL e HDL, mas sempre tendo em vista que o controle destes fatores é o mais importante.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?

"Já pessoas que não têm esses problemas, principalmente as que praticam atividades físicas regulares, estão dentro do peso ideal e não possuem histórico familiar de problemas cardiovasculares não precisam realizar o exame periodicamente para mensurar as taxas. Muitas pessoas que fazem isso descobrem pequenas alterações que não têm significado clínico mas geram preocupações desnecessárias. A maioria das pessoas que infarta tem colesterol normal, mas é obesa, ou sedentária, ou tabagista. Controlar estes fatores de risco é muito mais importante do que ficar fazendo exames e tomando medicamentos".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade