Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Para não errar mais

Erros no cuidado das lentes de contato podem provocar sequelas na visão

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
19 set 2016 às 14:27
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O uso incorreto das lentes de contato pode apenas deixar os olhos vermelhos, mas também provocar infecções corneanas de imensa gravidade por causa bactérias, de acordo com a oftalmologista Ana Paula Canto.

Apesar da gravidade, muitos cuidados são deixados de lado por falta de informação, descuido ou seguindo dicas de alguém que não é especialista no assunto. Para esclarecer todas as dúvidas dos pacientes, a médica esclarece os erros mais graves cometidos na hora de cuidar das lentes de contato.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


- Eu uso as lentes de contato por mais tempo para economizar.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Essa economia pode sair cara. Usar lentes de contato por mais tempo que o indicado pode provocar desde irritações oculares até infecções corneanas e fará você gastar com longos tratamentos. Nos piores casos, pode haver a perda do globo ocular. Por isso, é extremamente importante seguir corretamente o prazo de descarte indicado.

Publicidade


- Água limpa as lentes de contato tanto quanto os outros produtos.


A água não possui as propriedades necessárias para uma correta limpeza e ainda pode estar contaminada por micro-organismos como a Acanthamoeba, capazes de provocar uma séria infecção corneana. Somente os produtos de limpeza adequados fazem uma higienização correta para não prejudicar nem seus olhos e nem as lentes de contato.

Publicidade


- Eu uso o líquido de estojo por uns dois dias. É desperdício ficar trocando.


Não trocar o líquido do estojo sempre é o mesmo que tomar banho de banheira e guardar a mesma água para o banho do dia seguinte. As lentes sofrem um processo de higienização enquanto estão mergulhadas e o líquido fica sujo mesmo que você não perceba. Além disso, enquanto ele ficar lá sem as lentes, estará sujeito a contaminações.

Publicidade


- Já faz dias que não limpo minhas lentes de contato. Mas, é só porque estou muito ocupado esta semana.


A poluição, as gorduras, as proteínas e quaisquer outras sujeiras acumuladas nas lentes de contato podem prejudicar sua visão ou globo ocular. Nunca deixe de fazer a limpeza nos períodos indicados.

Publicidade


- Eu sempre entro no mar e piscina usando lentes de contato. É só eu fechar os olhos para mergulhar.


As águas de mar, rio, lagos e piscina, por causa do cloro e sujeiras, podem provocar irritações nos olhos, contaminar as lentes de contato podendo causar infecções oculares por micro-organismos como a Acanthamoeba. Por mais que você feche os olhos na hora do mergulho, nos outros momentos os seus olhos estão em contato com a água.

Publicidade


Por isso, evite usar as lentes de contato nessas ocasiões. Caso não seja possível, você deve retirar as lentes de contato logo após voltar para casa, fazer a higiene com produtos específicos e deixar as lentes repousando nesse produto por 4h a 6h. Outra opção nesses casos é utilizar uma lente de contato de descarte diário, que é jogada fora logo após o passeio.


- Enquanto o estojo está bom, eu uso o mesmo. É só limpar bem. Para que ficar gastando dinheiro com estojos novos?

Publicidade


O estojo realmente deve ser higienizado uma vez por semana com água corrente e uma escova específica para isso, enxaguando a parte interna com o liquido de higienização da lente de contato. Mas, depois de três meses, deve ser trocado, pois, mesmo com as limpezas, micro-organismos se acumulam com o tempo no estojo e ficam mais difíceis de serem removidos na limpeza.


- Os vendedores na ótica sabem indicar o melhor tipo de lente de contato. Não vou perder tempo indo no médico.


Para iniciar o uso de lentes de contato é necessário um exame oftalmológico completo e a adaptação da lente de contato que é feita de modo personalizado. Depois que você já usa, as consultas periódicas são importantes para verificar se não há alergias, proliferação de infecções ou mesmo mudança de grau. E nunca use ou empreste lentes de contato. Cada lente é adaptada para uma pessoa e o risco de contaminação é extremamente alto.

A oftalmologista ainda orienta para sempre procurar um especialista quando sentir qualquer irritação ocular, olhos vermelhos, sensibilidade a luz, lacrimejamento, diminuição da visão ou secreção. "Caso tenha qualquer desses sintomas, retire imediatamente a lente de contato e procure seu oftalmologista", afirma Canto.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade