Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Exercícios são aliados na prevenção e combate ao câncer

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
04 dez 2017 às 15:32
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No mês de novembro, a campanha internacional Novembro Azul chama atenção para a prevenção ao câncer de próstata. Segundo dados do Ministério da Saúde, 14.484 homens morreram em decorrência da doença no país em 2015. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os brasileiros, e os exercícios físicos podem ser grandes aliados na prevenção e no enfrentamento à doença.

Preventivamente, a prática combate o sedentarismo e a obesidade, que contribuem para a formação de radicais livres, que estão relacionados a enfermidades como câncer, Mal de Parkison e Alzheimer, modificação das atividades de enzimas carcinogênicas, dentre outros. Ele influência diretamente no estimulo das células NK (uma defesa do nosso organismo à células tumorais e infecções virais), auxilia no aumento da densidade óssea e melhora do sistema imunológico, dentre diversos outros benefícios.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Após feito o diagnóstico de câncer é recomendado consultar com o médico responsável se é possível ou não realizar uma modalidade física, pois cada caso é um caso diferente. De acordo com Carlos Zanello, professor de musculação da rede de academia Bodytech, do Shopping Crystal, se a resposta for positiva, pode-se escolher qualquer atividade física: "O educador físico fará os ajustes necessários na rotina de exercícios, entre eles o tipo, intensidade e o volume. Tendo o cuidado de observar nos alunos os sinais de anemia, imunidade baixa, alterações do equilíbrio, fadiga muscular e cardiorrespiratória precoce".

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?

Durante o programa de exercícios é necessário desenvolver um trabalho multidisciplinar, entre médico e o educador físico, para que os resultados sejam cada vez melhores, e para isso é preciso seguir algumas recomendações. Carlos afirma também que, uma forma segura e eficiente seria seguir as recomendações da ACSM (Colégio Americano de Medicina Esportiva), principal entidade na publicação de artigos científicos em pacientes sobreviventes de CA, que indica a prática de exercícios com intensidade moderada 64 - 76% da frequência cardíaca máxima (FCMAX) de 150 minutos por semana ou exercícios vigorosos 77 - 95 % FCMAX de 75 minutos por semana..


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade