Pesquisar

Canais

Serviços

O aparecimento de cabelos brancos de forma precoce em indivíduos jovens pode ocorrer por predisposição genética - Reprodução
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
CABELOS BRANCOS

Existe relação entre o estresse e cabelos grisalhos?

Sua Saúde-Folha de Londrina
31 dez 1969 às 21:33
Continua depois da publicidade

O processo de branqueamento é uma condição natural do envelhecimento e se deve principalmente a uma diminuição na quantidade de pigmento presente nos cabelos e pêlos. A idade de aparecimento dos primeiros cabelos brancos está definida geneticamente e se inicia em diferentes momentos, de acordo com o lugar do corpo. Em geral, nos indivíduos brancos, a perda de pigmento se inicia entre a terceira e a quinta década de vida.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Ao redor da sexta década cerca de 50% dos cabelos do couro cabeludo serão brancos em 50% da população. Nos negros, o início do branqueamento se dá cerca de uma década mais tarde.

Continua depois da publicidade


O aparecimento de cabelos brancos de forma precoce em indivíduos jovens, e até mesmo em crianças, pode ocorrer por predisposição genética isolada ou estar associado a determinadas doenças como tiroidite e anemia perniciosa. Por razões desconhecidas, os pêlos da barba são os primeiros a ficarem brancos. No couro cabeludo, os primeiros cabelos brancos surgem nas regiões temporais e no vértice (coroa).


Não se pode afirmar que o estresse seja causador de branqueamento dos cabelos, no entanto, há relatos bem documentados do aparecimento súbito, de forma extremamente rápida, de cabelos brancos em indivíduos sob estresse importante.


Este fenômeno, chamado de branqueamento ''da noite para o dia'' pode ser explicado pela perda seletiva de cabelos pigmentados quando a pessoa apresenta um quadro de alopecia areata difusa. A alopecia areata é a queda de cabelos que ocorre de forma rápida, geralmente relacionada a períodos de estresse. Nestes casos, sanado o problema, os cabelos voltarão a nascer com a coloração que possuíam anteriormente.

Continua depois da publicidade

Airton dos Santos Gon, dermatologista


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade