Frente a um caso de queda de cabelo persistente, que continua após vários tratamentos, é necessário que se investigue algumas causas, às vezes até simples, como com que freqüência a pessoa lava a cabeça. O couro cabeludo deve ser muito bem lavado diariamente, pois a gordura que transpiramos pelos poros do couro cabeludo tem um período de validade de no máximo 24 horas. E as pessoas, principalmente as mulheres, costumam lavar a cabeça a cada dois ou três dias, o que está totalmente errado, especialmente para aquelas que têm seborréia (excesso de gordura na raiz do couro cabeludo). Nesse caso, o correto é lavar a cabeça diariamente com um bom xampu para cabelos oleosos e se o cabelo for longo, usar um condicionador ou creme para que o mesmo não fique seco nas pontas.
Além da seborréia acumulada, outras causas de queda de cabelos são: anemia crônica, doenças infecciosas e febris (sífilis, Aids, câncer ou o tratamento de câncer). Devemos ressaltar também que existe um período, que ocontece a cada cinco a sete anos, em que uma parte dos fios cai para ocorrer a renovação dos mesmos. Se não houvesse esta renovação, os cabelos ficariam velhos e sem vitalidade. Uma queda que dure no máximo seis meses chega ser tolerável e até benéfica para vida de seus cabelos. Consideramos normal a queda de 100 a 120 fios por dia, para que haja renovação de todo o cabelo dentro de um prazo de sete anos.
Finalmente, o que mais ocorre como causa imediata de quedas temporárias de cabelo são crises de stress, a que todos estamos sujeitos, porém, com tempo limitado de 15 a 30 dias.
Walter Campos, dermatologista