Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba como substituir

Existe um 'sal bom' para a saúde?

Redação Bonde
21 set 2015 às 14:52
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Sal refinado (de cozinha), sal light, salgante... Qual o melhor para a saúde? Convidamos o consultor e cardiologista Roberto Kalil e a nutricionista da Sociedade Brasileira de Hipertensão Márcia Simas fala falar sobre esses três tipos de sal.

O brasileiro consome tanto sódio que o problema virou uma questão de saúde pública. O excesso de sódio pode gerar uma série de consequências no nosso organismo, como lesão dos vasos sanguíneos, aumento do risco de infarto, AVC, insuficiência cardíaca e doença renal crônica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Com o objetivo de reduzir o índice de doenças crônicas, o Ministério da Saúde e a Associação das Indústrias da Alimentação firmaram um compromisso para tentar reduzir a quantidade de sódio nos alimentos industrializados. A redução é gradual, porque a indústria precisa se preparar e as pessoas precisam se acostumar.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Entretanto, existem opções para quem não consegue viver sem o sal. O salgante é para o sal assim como o adoçante é para o açúcar. Ele não tem sódio, a substância responsável por aumentar a pressão. É 100% cloreto de potássio. O gosto não é igual ao sal comum, mas isso depende do paladar de cada um.

Já o sal light é uma espécie de precursor do salgante. Ele tem 50% menos de sódio por porção, se comparado com o sal de cozinha. É feito com metade de cloreto de sódio e metade de cloreto de potássio.
(com informações do site G1)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade