Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Lesão nas articulações

Frequente em idosos, artrose também atinge atletas de alto nível

Redação Bonde com assessoria de imprensa
20 mar 2014 às 14:31
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A artrose é uma doença sem cura, de caráter degenerativo e já faz parte da vida de 10 milhões de brasileiros, segundo a Sociedade Brasileira de Estudo da Dor (SBED). Muitos relacionam o aparecimento da doença ao avanço da idade e o desgaste natural do corpo, mas esse não é o único motivo pelo qual ela se desenvolve.

A doença se caracteriza quando articulação é lesionada, fazendo com que o osso fique sem proteção e cause dor e limitações de movimentos aos pacientes. A artrose costuma afetar as articulações mais utilizadas, como quadris e joelhos, causando dor, rigidez, inchaço, ruídos e limitação dos movimentos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Exercícios físicos repetitivos e em excesso desgastam as articulações e podem causar artrose em qualquer idade. Por isso, atletas de alto nível em todas as áreas podem a ser acometidos pela doença.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


No futebol brasileiro, jogadores famosos tiveram problemas com a doença. O goleiro Marcos, ídolo do Palmeiras e da Seleção Brasileira, teve artrose no joelho e muitos problemas para continuar em alto nível na parte final de sua carreira.

Publicidade


"Agora não dá mais para ter prazer (jogando futebol), sinto muita dor. Abusei demais do meu corpo durante todo esse tempo, agora ele está me cobrando" disse Marcos em entrevista de 2012, à Rádio Bandeirantes de São Paulo. No final do mesmo ano, o goleiro campeão do mundo em 2002 parou de jogar por não suportar o nível da dor que a artrose causava.


Nem o "Rei do Futebol" fugiu das consequências de anos de abuso do físico. Também em 2012, Pelé passou por um procedimento cirúrgico para diminuir as dores e ter um aumento na mobilidade do quadril com artrose.

Publicidade


E apesar do que se costuma acreditar, a artrose não atinge somente idosos, ou atletas de alto nível. Jovens em geral também podem estar propensos a desenvolvê-la.


Dos 21 aos 40 anos de idade, 6% dos homens e 8% das mulheres já sofrem com sintomas frequentes da artrose. O índice passa de 50% para ambos os sexos, quando se trata sintomas pouco frequentes.

Publicidade


Quem tem artrose no quadril, como Pelé, costuma sentir dor enquanto anda, quando fica sentado muito tempo ou deita de lado sobre a articulação afetada. Em casos mais sérios, pode causar sensação de dormência ou formigamento nas pernas.


Cuidados com a doença não são exclusivos de atletas

Publicidade


O excesso de exercício físico pode causar artrose em qualquer pessoa, não apenas em atletas profissionais. Pessoas que carregam muito peso e sobrecarregam as articulações em academias, por exemplo, têm tendência a desenvolver artrose.


A cirurgia não é a única alternativa de tratamento. Como é uma doença sem cura conhecida, o tratamento tem o objetivo de diminuir os sintomas da doença e aumentar a qualidade de vida do paciente.

Publicidade


Perda de peso para diminuir a carga na região afetada e exercícios acompanhados de especialistas são boas alternativas para diminuir a dor do paciente. Essas ações aumentam a capacidade de movimentos e da capacidade funcional. Há alguns medicamentos que também ajudam o paciente, lubrificando as articulações, desinflamando a região e melhorando a capacidade de movimentos.


A artrose não tratada pode levar a uma perda considerável de qualidade de vida, chegando a causar danos irreversíveis, como a deformação e enrijecimento de membros. Alguns dos principais sintomas podem ser facilmente percebidos em um rápido exame clínico, como uma articulação com dores, inchada, com falta de firmeza ou rangidos.

Quanto mais cedo o diagnóstico for feito, melhor será o tratamento. Apenas 42% dos pacientes que tem a doença estão diagnosticados. Quando se percebem sintomas da doença, deve-se procurar um especialista o quanto antes.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade