Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Gota é mais comum no verão; confira dicas para evitar o problema

Redação Bonde / Assessoria de Imprensa
23 dez 2014 às 17:25
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A chegada do verão traz algumas preocupações adicionais para os homens que consomem muita bebida alcoólica: o aparecimento da gota, uma inflamação dos tecidos causada pela cristalização do ácido úrico dentro das articulações.

A doença é predominantemente masculina adulta (95% dos casos ocorrem em homens entre 30 e 50 anos) e tem o consumo de álcool como precipitador, sobretudo no verão, quando o clima quente e o tempo de recreação estimulam alimentação inadequada e baixa hidratação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"A gota causa muita dor e grande desconforto", explica a Dra. Evelin Goldenberg, médica da Unifesp e uma das maiores autoridades em doenças reumáticas no Brasil. "Grande parte dos casos acontece nos pés, e a pessoa chega a ficar semanas sem conseguir sequer usar calçados", alerta a médica reumatologista.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Outras articulações podem ser acometidas, como joelhos, tornozelos e mãos. O ácido úrico elevado pode ainda causar tofos (inchaço causado pelo acúmulo de cristais debaixo da pele), pedras nos rins e, em casos graves, insuficiência renal. Pode ser ainda fator para doença cardiovascular, se associado com colesterol elevado, pressão alta e obesidade.

Publicidade


De acordo com a especialista, a alimentação responde por cerca de 10% do volume de ácido úrico presente no organismo, e normalmente provém de alimentos como feijão, carnes, embutidos, frutos do mar e peixes – esses últimos com consumo mais comum no verão. "90% do ácido úrico do corpo, em média, é resultado do metabolismo do DNA. Mas esses 10% advindos da alimentação podem fazer a diferença entre desenvolver ou não a doença", explica a Dra. Goldenberg.


Prevenção e tratamento

Publicidade


Reduzir o índice de ácido úrico, a partir do controle da alimentação e ingestão de álcool, é a principal recomendação médica para evitar o desenvolvimento da gota, assim como manter o corpo bem hidratado com o consumo de água e sucos. "Mas o tratamento é mais complicado, pois é preciso dissolver as proteínas cristalizadas que estão causando a inflamação", alerta a Dra. Goldenberg.


O tratamento com antiinflamatórios e colchicina é amplamente aceito pela comunidade médica, mas as possibilidades estão se ampliando. Pesquisas promissoras sobre medicamentos de efeito rápido e capazes de dissolver os tofos foram apresentado no Congresso Anual do American College of Rheumatology, realizado em novembro deste em Boston. Entretanto, a prevenção continua sendo prioritária. "O mais importante é manter os níveis de ácido úrico baixo evitando assim novas crises", afirma a médica.

Publicidade


Estima-se que uma em cada 3 mil pessoas tenham gota no Brasil, e a maior parte dos casos demora para ser diagnosticada por falta de atenção do paciente ou por acreditar se tratar apenas de uma inflamação passageira.


A nutricionista Tatiana Zanin (CRN-3 15097) explica como fazer uma alimentação para gota e dá também receitas de remédios caseiros para evitar crises de gota baixando o ácido úrico do sangue.


Ela fala como fazer um tratamento natural e de forma saudável através da eliminação de alimentos que fazem o corpo aumentar a produção de ácido úrico e ingerindo bastante água e alimentos diuréticos para reduzir a concentração de ácido úrico diminuindo as chances de ter crise de gota.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade