Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda e saiba como tratar

Gripe e resfriado: quais as diferenças?

Redação Bonde com N.Com
08 jun 2016 às 17:05
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A identificação correta dos sintomas de gripe pode ser determinante para a eficácia do tratamento da Influenza H1N1, H3N2 ou B. A Secretaria de Estado da Saúde orienta sobre como diferenciar os sinais de gripe e de resfriado.

Os sintomas da gripe são febre alta, acima de 38ºC, e com início repentino, além de tosse persistente, dores musculares intensas e, principalmente, a dificuldade para respirar. No resfriado, os pacientes apresentam febre baixa (quando ocorre), tosse leve, dores musculares fracas, congestão nasal e dor de garganta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"O resfriado não costuma trazer tantos riscos como a gripe. Os sintomas da gripe são mais intensos e, na maioria das vezes, inviabiliza a realização de atividades diárias", explica a chefe do Centro de Epidemiologia da Secretaria da Saúde, Júlia Cordellini.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


MAIS ATENÇÃO - De acordo com a médica, os pacientes com resfriado têm coriza, tosse e espirros, mas não costumam ter a disposição prejudicada. Júlia também ressalta que a gripe demanda mais atenção, pois pode evoluir rapidamente para pneumonia e infecções pulmonares, em especial em grupos mais vulneráveis.

Publicidade


"A maior ocorrência de mortes por gripe foi constatada em idosos, acima de 60 anos, e pessoas com doenças crônicas, como alguma cardiopatia ou diabetes", conta. Ela alerta para que a população que faz parte desses grupos tenha cuidado redobrado na presença dos sintomas da gripe e busque uma Unidade de Saúde o mais breve possível.


TRATAMENTO – O protocolo elaborado pela Secretaria estadual da Saúde e pelo Ministério da Saúde para o atendimento de casos de Influenza recomenda a prescrição do antiviral Oseltamivir já no início dos sintomas da gripe. O medicamento é disponibilizado gratuitamente para toda a população pelo Sistema Único de Saúde.

Publicidade


"Nossa orientação é que ele seja receitado a todos os casos suspeitos da doença, mesmo sem a confirmação laboratorial. O medicamento é mais eficaz nas primeiras 48 horas do quadro gripal, principalmente quando o paciente apresenta dificuldade para respirar", ressalta Julia.

PREVENÇÃO –
Para evitar a gripe, é recomendado lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar e ao chegar da rua. Outra orientação é cobrir a boca e o nariz com um lenço descartável quando for tossir ou espirrar.


As superfícies e objetos que entram em contato frequente com as mãos, como mesas, teclados, maçanetas e corrimãos, devem ser limpos com álcool. Objetos de uso pessoal, como copos e talheres, e alimentos não devem ser compartilhados. Também é necessário evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas.


VACINA – Outra forma de prevenir a doença é a vacinação. O Paraná já vacinou 94% do grupo de risco, com 2,8 milhões de doses aplicadas. Mas de acordo com o coordenador estadual de Imunização, João Luís Crivellaro, ainda existe uma preocupação com as gestantes.

"Esse é o único grupo de risco em que ainda não atingimos a meta. Apenas 74% das gestantes paranaenses foram imunizadas", diz Crivellaro. As gestantes que ainda não foram imunizadas podem procurar uma Unidade de Saúde com vacinas disponíveis e solicitar sua dose.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade