Pesquisar

Canais

Serviços

A alimentação saudável auxilia na saúde dos cabelos. - Reprodução
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
PODER DOS ALIMENTOS

Há relação entre a dieta e a saúde dos cabelos?

Suas dúvidas - Folha de Londrina
31 dez 1969 às 21:33
Continua depois da publicidade

A alimentação saudável auxilia na saúde dos cabelos, porém não podemos esquecer outros fatores de grande influência como: hereditariedade, estresse, fumo e medicamentos. E quando o assunto é perda de cabelo, são muito raros os casos procedentes de uma má nutrição.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Contudo, uma correta alimentação pode deixá-los muito mais bonitos e resistentes. O beta-caroteno (presente em vegetais alaranjados e em folhas verde-escuro), vitamina A (no fígado, na gema de ovo, no leite e seus derivados) e complexo B (carnes magras, cereais integrais, legumes, grãos e nozes) ajudam na construção de todos os tecidos do corpo, participando também do crescimento dos cabelos. Já o zinco, existente nas ostras, fígado, leite e farelo de trigo, estimula a multiplicação das células favorecendo o crescimento e fortalecimento dos cabelos. Os aminoácidos, lisina, cisteína e prolina (encontrados em carnes, aves, peixes e soja), são a matéria-prima para a construção dos fios.

Continua depois da publicidade


E na prática, o que fazer então? Quais são os alimentos que não devem faltar em nosso dia-a-dia? No café da manhã, é preciso ingerir laticínios (com baixo teor de gordura) como: leite, iogurte e queijo desnatados; cereais integrais (granola, aveia, farelo de trigo) e frutas. Inclua nozes e frutas secas nas refeições intermediárias (lanches). Nunca se esqueça de incluir uma grande variedade e quantidade de vegetais em seu prato, tanto no almoço como no jantar, lembrando que é preciso também comê-los crus (desta forma, todas as vitaminas e minerais estão preservados) e não só cozidos. E por fim, a proteína, representada por carnes magras, aves, peixes e soja.


Assim, não só os seus cabelos ficarão mais saudáveis, e sim todo o seu corpo.

Aliny Stefanuto, nutricionista


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade