Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Hérnia de disco: cirurgião explica os sinais e os tratamentos

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
30 abr 2019 às 14:35
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A hérnia de disco é uma doença provocada pelo desgaste dos discos intervertebrais estruturas que amortecem o contato entre as vértebras. Quando algum destes discos se rompe ou se desgasta acaba comprimindo terminações nervosas, causando dores, formigamento ou fraqueza nos braços, tronco ou pernas.


Segundo Bruno César Aprile, cirurgião de coluna e diretor clínico da SOU, rede de clínicas médicas paulistana especializada em ortopedia, a hérnia de disco afeta principalmente pessoas mais jovens devido à sobrecarga realizada nas atividades diárias e pela falta de atividade física regular, além de hábitos de má postura no dia a dia e no trabalho. Com o passar dos anos, pessoas de mais idade que já têm hérnias de disco sem saber, costumam sofrer com o agravamento progressivo da hérnia, isso porque o desgaste do disco progride, formando os conhecidos bicos-de-papagaio (osteófitos).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Sintomas

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


De acordo com o especialista, a hérnia de disco pode desenvolver-se em qualquer região da coluna, mas preferencialmente no pescoço ou na região lombar. "Quando o problema atinge os discos do pescoço os principais sintomas são dores e formigamentos no pescoço irradiando na região dos braços e mãos. Já na lombar, as dores e formigamentos surgem na região lombar, glúteos, pernas e pés", completa.

Publicidade


Tratamento


A dor causada pela hérnia de disco pode ser de leve à forte, incapacitando a pessoa de trabalhar e realizar as atividades diárias. Por essa razão, o tratamento varia de paciente para paciente. Administração de remédios, repouso, fisioterapia e acupuntura são alguns procedimentos que podem ser indicados para aliviar a dor; exercícios de fortalecimento sob supervisão são o melhor tratamento atualmente. A cirurgia só é recomendada nos casos graves, em que a dor é insuportável, onde não houve melhora com uso de medicamentos e fisioterapia, ou nos casos onde há perda de força ou de controle dos esfíncteres.

Publicidade


"Hoje já existem procedimentos cirúrgicos modernos para tratar a hérnia de disco e outros problemas na coluna, como a endoscopia da coluna, técnica minimamente invasiva que não utiliza anestesia geral e de rápida recuperação do paciente, com alta hospitalar no mesmo dia da cirurgia", argumenta.


Prevenção

Com a prática moderada de exercícios físicos, sempre com supervisão de um profissional para garantir uma execução perfeita, é possível fortalecer a musculatura da coluna e melhorar a movimentação das vértebras. "Quem trabalha em escritórios ou passa muitas horas sentado está mais propenso a desenvolver a hérnia de disco, justamente por essa falta de movimentação da coluna. Além disso, evitar esforço físico intenso, como carregar peso excessivo, também contribui para prevenir o problema", finaliza.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade