25/02/21
Bactérias estão soltas

'Lei dos 5 segundos' para os alimentos realmente funciona?

Quem nunca deixou um pedacinho de chocolate cair no chão e pegou antes que completasse cinco segundos achando que estaria livre de bactérias?

Essa é uma realidade frequente na vida das pessoas, que usam a 'lei dos cinco segundos' para poder comer o que cai no chão. Mas será que isso é realmente aconselhável?


Para responder a pergunta, primeiro é preciso esclarecer que não há um bando de bactérias no chão esperando para avançar em qualquer coisa que caia.

Divulgação
Divulgação


Pelo contrário, as bactérias já estão em todo lugar, mesmo que você tenha acabado de varrer o chão. Assim que qualquer comida encosta no chão, claro que "pega sujeira" e consequentemente entra em contato com os micróbios dessa sujeira, diz Jack Gilbert, ecologista especializado em micróbios na Universidade de Illinois, nos EUA.

Há cerca de 9 mil diferentes espécies de criaturas microscópicas na poeira de nossas casas, incluindo 7 mil tipos diferentes de bactérias, de acordo com um estudo feito por pesquisadores das universidades do Colorado e da Carolina do Norte, no EUA, em 2015. A maioria é inofensiva.

Elas estão em toda parte, todo o tempo: em seu rosto, sua mão, e na sua casa. Frequentemente liberamos bactérias pela pele e pelo ar que respiramos. "É impossível se esconder de micro-organismos. Vivemos e respiramos em um mar de bactérias", diz Gilbert.

Divulgação
Divulgação


Segundo um estudo da Universidade de Yale, cada pessoa libera cerca de 38 milhões de células bacterianas no ambiente a cada hora. E mesmo assim, diz Gilbert, há mais de cem anos nos dizem que micro-organismos são perigosos e que precisamos matá-los.

Gilbert diz que certamente comeria algo que caiu no chão – desde que o ambiente fosse minimamente seguro. "Se eu derrubasse comida num lugar em que foram enterradas vítimas da peste, não pegaria", diz.

Ele vai além e diz que, na maioria das vezes, até mesmo lamber o chão ou o assento do vaso sanitário não vai te deixar doente. Mas não seria inteligente fazer isso se alguém na sua casa está doente ou se você está em um país com condições de higiene precárias.

Certamente existem alguns agentes causadores de doenças no ambiente. Mas se um deles está no chão da sua casa, também podem estar em qualquer outra parte, como na mesa ou na maçaneta. Você pode ficar doente independentemente de ter comido algo que caiu no chão.

Mas há cuidados necessários. Se você tiver azar suficiente de ter a bactéria salmonella no chão, comer algo que caiu no chão pode fazer você ficar doente, mesmo se a comida tiver ficado no chão por menos de cinco segundos.

(com informações do site BBC)
Redação Bonde
Continue lendo
Boletim da pandemia

Londrina: mais três mortes e 302 casos de coronavírus

24 FEV 2021 às 18h46
Boletim

Maringá registra mais duas mortes e 222 casos de Covid-19

24 FEV 2021 às 18h02
Boletim

Paraná registra mais 65 mortes e 4.449 casos de Covid-19; imunizados já são mais de 380 mil

24 FEV 2021 às 16h51
Covid-19

Maringá inicia estudos para compra de vacinas

24 FEV 2021 às 16h16
Boletim

Ibiporã registra mais duas mortes e 30 casos de Covid-19

24 FEV 2021 às 15h58
Saiba mais

Vacina da Johnson & Johnson é segura e eficaz, informa agência

24 FEV 2021 às 15h20
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados