Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Bactérias estão soltas

'Lei dos 5 segundos' para os alimentos realmente funciona?

Redação Bonde
11 abr 2016 às 16:19
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quem nunca deixou um pedacinho de chocolate cair no chão e pegou antes que completasse cinco segundos achando que estaria livre de bactérias?

Essa é uma realidade frequente na vida das pessoas, que usam a 'lei dos cinco segundos' para poder comer o que cai no chão. Mas será que isso é realmente aconselhável?

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para responder a pergunta, primeiro é preciso esclarecer que não há um bando de bactérias no chão esperando para avançar em qualquer coisa que caia.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?



Pelo contrário, as bactérias já estão em todo lugar, mesmo que você tenha acabado de varrer o chão. Assim que qualquer comida encosta no chão, claro que "pega sujeira" e consequentemente entra em contato com os micróbios dessa sujeira, diz Jack Gilbert, ecologista especializado em micróbios na Universidade de Illinois, nos EUA.

Publicidade


Há cerca de 9 mil diferentes espécies de criaturas microscópicas na poeira de nossas casas, incluindo 7 mil tipos diferentes de bactérias, de acordo com um estudo feito por pesquisadores das universidades do Colorado e da Carolina do Norte, no EUA, em 2015. A maioria é inofensiva.


Elas estão em toda parte, todo o tempo: em seu rosto, sua mão, e na sua casa. Frequentemente liberamos bactérias pela pele e pelo ar que respiramos. "É impossível se esconder de micro-organismos. Vivemos e respiramos em um mar de bactérias", diz Gilbert.

Publicidade


Divulgação
Divulgação


Segundo um estudo da Universidade de Yale, cada pessoa libera cerca de 38 milhões de células bacterianas no ambiente a cada hora. E mesmo assim, diz Gilbert, há mais de cem anos nos dizem que micro-organismos são perigosos e que precisamos matá-los.


Gilbert diz que certamente comeria algo que caiu no chão – desde que o ambiente fosse minimamente seguro. "Se eu derrubasse comida num lugar em que foram enterradas vítimas da peste, não pegaria", diz.

Publicidade


Ele vai além e diz que, na maioria das vezes, até mesmo lamber o chão ou o assento do vaso sanitário não vai te deixar doente. Mas não seria inteligente fazer isso se alguém na sua casa está doente ou se você está em um país com condições de higiene precárias.


Certamente existem alguns agentes causadores de doenças no ambiente. Mas se um deles está no chão da sua casa, também podem estar em qualquer outra parte, como na mesa ou na maçaneta. Você pode ficar doente independentemente de ter comido algo que caiu no chão.


Mas há cuidados necessários. Se você tiver azar suficiente de ter a bactéria salmonella no chão, comer algo que caiu no chão pode fazer você ficar doente, mesmo se a comida tiver ficado no chão por menos de cinco segundos.

(com informações do site BBC)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade