06/04/20
32º/19ºLONDRINA
PUBLICIDADE
|
O quanto você mente?

Mentira compulsiva pode significar transtorno psicológico

Contar uma mentira para evitar alguma situação constrangedora ou possíveis problemas pode ser um hábito comum para algumas pessoas. Contudo, a partir do momento que o ato de contar histórias falsas se torna constante, o indivíduo pode passar a vivenciá-las, o que é conhecido como mitomania, ou mentira compulsiva, um quadro que necessita de acompanhamento psicológico. "A pessoa cria uma realidade paralela e acredita nela como única verdade", explica a coordenadora do curso de Psicologia da Unopar, Natália Mendes Ferrer Rosa.

De acordo com a professora, a mentira compulsiva pode ser decorrente de um conjunto de fatores que funcionam como mecanismos de defesa, geralmente usados para fugir da realidade. "Há pessoas que começam a mentir compulsivamente após uma experiência traumática, mas independentemente da origem, o problema provoca prejuízos tanto na vida pessoal quanto profissional do indivíduo, porque quebra a confiança de quem está ao seu redor, e faz com que ele seja excluído dos grupos sociais que convive".


A mitomania é um transtorno que pode ser desenvolvido ainda na infância. Gera na criança uma sensação de prazer e poder quando suas mentiras se tornam verdade para as outras pessoas. A patologia tem cura, mas necessita de acompanhamento psicológico, e da compreensão da família e dos amigos para evitar sua exclusão social.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Só o começo
Dimensão da pandemia no Brasil será percebida nas próximas semanas
06/04/2020 10:56
Ciência brasileira
Pesquisadores da USP desenvolvem ventilador pulmonar de baixo custo
06/04/2020 09:57
Mais de 9 mil mortes
Coronavírus: Estados Unidos têm mais de 1.200 mortes em 24 horas
06/04/2020 09:45
Vitamina D
Mesmo com isolamento, exposição moderada ao sol não deve ser esquecida
06/04/2020 08:11
Ministério da Saúde
Brasil registra 54 novas mortes por coronavírus; total de óbitos é de 486
05/04/2020 19:01
Veja mais e a capa do canal