Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Tem tratamento

Miomas pedem cuidado e podem adiar possível gravidez

Redação Bonde com assessoria de imprensa
27 mar 2014 às 15:43
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Miomas são tumores benignos que têm origem nas células musculares do útero. Independentemente do tipo ou localização, eles estão associados a redução de 15% nos índices de gravidez e 30% nas taxas de nascidos vivos, além do aumento de 67% nas taxas de aborto.

Cerca de um terço das mulheres em idade reprodutiva terá de lidar com o problema – que pode estar relacionado à infertilidade. Mas, em apenas 1% a 3% dos casos ele é o único responsável, já que quase nunca se trata de um problema isolado. Por isso, nem sempre a simples remoção do mioma (miomectomia) é um passaporte para a gravidez.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Geralmente, o mioma está associado a outros problemas, como a endometriose, por exemplo, que está presente em quase metade das pacientes. Diante de um quadro de infertilidade associada a um mioma uterino, é importante rastrear outros fatores associados.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


A boa notícia é que a fertilização in vitro com transferência de embriões não sofre impacto por conta de afecções da pelve, alcançando bons resultados. No entanto, é fundamental uma cavidade uterina bem preservada - o que é possível avaliar com rigor através de uma histeroscopia. Já a retirada cirúrgica do mioma nem sempre é necessária. A miomectomia deve ser indicada apenas quando os tumores obstruírem as tubas uterinas, forem muito grandes, ou ainda quando oferecerem algum risco na hora do parto.

Publicidade


Uma gravidez após a retirada do mioma exige um pré-natal rigoroso. Em casos mais graves, quando a cirurgia representa um risco maior e, portanto, é uma opção a ser bem analisada e discutida, pode-se considerar a vitrificação de ovócitos ou o congelamento de embriões para eventual programa de cessão temporária do útero.


Tratamentos não-cirúrgicos disponíveis hoje em dia também devem ser considerados caso a caso. Evidências apontam que o intervalo entre a extração do mioma e a concepção não deva ser superior a doze meses - já que nesse período as taxas de sucesso da fertilização são maiores.

O ponto crítico é estabelecer quais miomas interferem negativamente na fertilidade para poder indicar o tratamento adequado - sempre tendo em vista os resultados e possíveis complicações. Pacientes com miomas submucosos ou intra mucosos maiores que sete centímetros de diâmetro podem se beneficiar com a miomectomia, principalmente quando realizada cerca um ano antes da concepção. Nos demais casos, quando os miomas são pequenos ou subserosos, vale a pena discutir todas as possibilidades e seus desdobramentos antes de eleger uma opção de tratamento.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade