Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Mitos e verdades sobre a esclerose múltipla

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
05 set 2017 às 13:51
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A falta de informações e o excesso de dúvidas sobre a doença, que afeta os nervos ópticos, o cérebro e a medula espinhal, é uma das causas do diagnóstico tardio. Neurologista responde cinco questões-chave sobre o assunto

Lesões no cérebro, que levam a perda de massa cerebral ou à atrofia, essas são algumas das consequências que a Esclerose Múltipla pode causar ao longo dos anos. Embora o tema ganhe mais espaço em agosto, devido ao Dia Nacional de Conscientização à EscleroseMúltipla, celebrado no dia 30, muitos mitos ainda cercam o tema, o que prejudica o diagnóstico precoce.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Estima-se que no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, cerca de 35 mil pessoas convivam com a doença. Desse montante, aproximadamente 13 mil estão atualmente em tratamento. O médico Maurício Hoshino, neurologista do Hospital Santa Catarina (SP), esclarece algumas questões-chave sobre a doença.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


A esclerose múltipla sempre afeta a capacidade de falar e andar das pessoas? Mito. Nos casos mais graves, de fato, a fala e a mobilidade do paciente são afetados, porém, quanto antes for realizado o diagnóstico da doença, mas tempo hábil há para a realização do tratamento adequado.

Publicidade


Assim como o Parkinson, a esclerose múltipla é uma doença degenerativa? Mito. A doença é inflamatória e, de forma geral, podemos afirmar que acontecem nas pessoas surtos de inflamação a cada determinado período no cérebro, medula e/ou nervo óptico - que varia em cada quadro clínico. O próprio sistema imunológico da pessoa é responsável por essa inflamação, já que identifica uma determinada área do neurônio como algo a ser atingido.


A esclerose múltipla é autoimune? Verdade. É uma doença crônica e autoimune, que funciona de forma semelhante ao diabetes tipo 1, a psoríase e a tireoide. Por isso, é recomendado o tratamento com medicamentos que auxiliam a regular o sistema imunológico e também com anti-inflamatórios durante a fase aguda da doença.

A doença leva à demência? Mito. Essa questão é muito confundida pelas pessoas. Popularmente, o termo 'esclerosado' apenas contribui para essa errada associação. 'Esclerose' quer dizer cicatriz, que é causada após o surto de inflamação. Os sintomas, na maior parte das vezes, são as alterações visual e sensitiva, além da fraqueza.

A doença permite às pessoas ter uma vida ativa e produtiva?
Verdade. Tanto no aspecto intelectual e social, quanto no físico, é possível as pessoas terem uma vida ativa e produtiva. Ao contrário do que muitos acham, os casos de forte declínio intelectual são vistos apenas em poucos pacientes e somente depois de muitos anos da doença e uma forte carga de lesão.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade