Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Mitos e verdades sobre dietas e exercícios físicos

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
30 mar 2017 às 16:30
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O ideal de beleza e corpo perfeito vem se modificando ao longo dos séculos e, analisando o perfil da sociedade contemporânea, o físico é importante, porém a preocupação com a saúde é um tópico cada vez mais recorrente. Nesse quesito, é importante ressaltar que aliar exercícios físicos a uma alimentação balanceada é fundamental para obter resultados efetivos, seja para emagrecer ou fortalecer a musculatura corporal. Para esclarecer dúvidas relacionadas ao assunto, o nutricionista da Bodytech Crystal, Fernando Hoinaski, dá dicas essenciais para ter um corpo de maneira saudável.

Exercício x alimentação balanceada
O exercício físico sem uma alimentação balanceada traz resultado, de acordo com Hoinaski, mas o exercício pode ser otimizado com um padrão nutricional adequado. Aos que fazem exercícios regulares para compensar a dieta sem restrições, vale um alerta. "Mesmo treinando, desequilíbrios alimentares trazem consequências negativas, como sobrepeso, obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares", explica o nutricionista.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Vilões da vida fitness
Alguns alimentos trazem uma imagem de saudáveis, mas na realidade não são. Segundo Hoinaski, do ponto de vista energético, frutas como abacate e azeite de oliva devem ser consumidos com cuidado. Além destes, dietéticos como chocolates, que não contém açúcar mas são calóricos, adoçados com adoçante a base de ciclamato de sódio, não são recomendados. "O problema é que quando o alimento tem alta densidade energética, pode acabar acentuando um problema já existente", diz. Esses alimentos devem ser evitados tanto por quem tem o objetivo de emagrecer, quanto pelos que querem fortalecer a musculatura.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Suplementos
Para Hoinaski, o suplemento é a "cereja do bolo". Porém, antes de fazer uma indicação, é necessário analisar toda a dieta, para decidir qual e quando usar. "Existem suplementos proteicos, energéticos, estimulantes e vitaminados. Há situações em que só aumentar a ingestão energética, em especial de carboidrato, já traz benefícios", detalha.

Publicidade


Em relação aos pratos que utilizam suplementos na receita, o nutricionista alerta para a quantidade de calorias contidas nesses alimentos. "Normalmente possuem apelo saudável, mas não menos calóricos, pois incluem mais nutrientes, aumentando a densidade energética do alimento", esclarece.


Cardápio genérico saudável
Quando se fala em alimentação saudável, um termo que aparece com frequência é "alimento funcional". Hoinaski explica que esses alimentos são aqueles que oferecem benefícios a saúde além da função básica. Fazem parte desse grupo os pratos que levam mais fibras e frutas, como as berrys. "A quantidade é muito importante para que o resultado seja positivo", afirma.


De acordo com o nutricionista, um cardápio genérico saudável para praticantes de exercícios físicos deve conter uma ingestão proteica de 1,4 a 1,8g. Estas proteínas devem conter grandes quantidades de aminoácidos essências, tanto de fontes animais quanto vegetais, levando em consideração sua distribuição ao longo do dia. A ingestão de carboidratos deve ser baseada nas particularidades de cada indivíduo, na presença ou ausência de patologias e no volume de exercícios e objetivos.

As gorduras também precisam fazer parte deste cardápio, principalmente as gorduras ômega-3. Micronutrientes como vitaminas, minerais e água, não podem ser esquecidos, assim como não se deve negligenciar a saúde intestinal, agregando pro e prebióticos como fibras e iogurtes.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade