20/01/21
PUBLICIDADE

Mitos e verdades sobre dietas e exercícios físicos

O ideal de beleza e corpo perfeito vem se modificando ao longo dos séculos e, analisando o perfil da sociedade contemporânea, o físico é importante, porém a preocupação com a saúde é um tópico cada vez mais recorrente. Nesse quesito, é importante ressaltar que aliar exercícios físicos a uma alimentação balanceada é fundamental para obter resultados efetivos, seja para emagrecer ou fortalecer a musculatura corporal. Para esclarecer dúvidas relacionadas ao assunto, o nutricionista da Bodytech Crystal, Fernando Hoinaski, dá dicas essenciais para ter um corpo de maneira saudável.

Exercício x alimentação balanceada

O exercício físico sem uma alimentação balanceada traz resultado, de acordo com Hoinaski, mas o exercício pode ser otimizado com um padrão nutricional adequado. Aos que fazem exercícios regulares para compensar a dieta sem restrições, vale um alerta. "Mesmo treinando, desequilíbrios alimentares trazem consequências negativas, como sobrepeso, obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares", explica o nutricionista.


Vilões da vida fitness
Alguns alimentos trazem uma imagem de saudáveis, mas na realidade não são. Segundo Hoinaski, do ponto de vista energético, frutas como abacate e azeite de oliva devem ser consumidos com cuidado. Além destes, dietéticos como chocolates, que não contém açúcar mas são calóricos, adoçados com adoçante a base de ciclamato de sódio, não são recomendados. "O problema é que quando o alimento tem alta densidade energética, pode acabar acentuando um problema já existente", diz. Esses alimentos devem ser evitados tanto por quem tem o objetivo de emagrecer, quanto pelos que querem fortalecer a musculatura.

Suplementos
Para Hoinaski, o suplemento é a "cereja do bolo". Porém, antes de fazer uma indicação, é necessário analisar toda a dieta, para decidir qual e quando usar. "Existem suplementos proteicos, energéticos, estimulantes e vitaminados. Há situações em que só aumentar a ingestão energética, em especial de carboidrato, já traz benefícios", detalha.

Em relação aos pratos que utilizam suplementos na receita, o nutricionista alerta para a quantidade de calorias contidas nesses alimentos. "Normalmente possuem apelo saudável, mas não menos calóricos, pois incluem mais nutrientes, aumentando a densidade energética do alimento", esclarece.

Cardápio genérico saudável
Quando se fala em alimentação saudável, um termo que aparece com frequência é "alimento funcional". Hoinaski explica que esses alimentos são aqueles que oferecem benefícios a saúde além da função básica. Fazem parte desse grupo os pratos que levam mais fibras e frutas, como as berrys. "A quantidade é muito importante para que o resultado seja positivo", afirma.

De acordo com o nutricionista, um cardápio genérico saudável para praticantes de exercícios físicos deve conter uma ingestão proteica de 1,4 a 1,8g. Estas proteínas devem conter grandes quantidades de aminoácidos essências, tanto de fontes animais quanto vegetais, levando em consideração sua distribuição ao longo do dia. A ingestão de carboidratos deve ser baseada nas particularidades de cada indivíduo, na presença ou ausência de patologias e no volume de exercícios e objetivos.

As gorduras também precisam fazer parte deste cardápio, principalmente as gorduras ômega-3. Micronutrientes como vitaminas, minerais e água, não podem ser esquecidos, assim como não se deve negligenciar a saúde intestinal, agregando pro e prebióticos como fibras e iogurtes.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Londrina

Profissionais da UPA Sabará recebem primeiras doses da Coronavac

19 JAN 2021 às 20h08
Boletim da pandemia

Londrina registra cinco mortes e mais 311 casos de covid

19 JAN 2021 às 19h09
Boletim

Maringá registra mais três mortes e 132 casos de Covid-19

19 JAN 2021 às 17h56
Mais de 9 mil mortes

Mais de meio milhão de pessoas já tiveram covid no Paraná

19 JAN 2021 às 17h18
Janeiro Verde

SBOC faz alerta sobre prevenção do câncer de colo do útero

19 JAN 2021 às 16h12
Efeito da pandemia

Isolamento antecipa a miopia em crianças, aponta estudo

19 JAN 2021 às 15h30
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados