Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saúde bucal

Mitos e verdades sobre o dente do siso

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
02 fev 2017 às 14:21
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O terceiro molar, conhecido popularmente como "dente do siso" ou "dente do juízo", ainda tira o sono de muitas pessoas e gera dúvidas sobre sua importância e como tratar. Devido a evolução do homem, a função do dente do siso está cada dia mais obsoleta, por isso algumas pessoas já não tem mais o dente na arcada dentária. Isso acontece pois o siso tem o objetivo de triturar os alimentos e auxiliar na mastigação, porém com a mudança na alimentação ao longo dos anos, isso não se faz mais tão necessário.

"Antigamente as pessoas se alimentavam de maneira mais pesada, às vezes sem cozinhar adequadamente o alimento e sem opções para substituir as proteínas, acabavam perdendo muitos dentes. Então o siso nascia para substituir essas perdas. Hoje não é mais assim. É uma evolução natural do ser humano e chegará um momento em que o siso pode deixar de existir", explica Rosane Menezes Faria, dentista da Caixa Seguradora Odonto.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Porém, para quem ainda possui o terceiro molar, que é a grande maioria, a dentista esclarece as principais dúvidas. Veja:

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?



Todo mundo deve extrair o siso - Mito
A extração do siso só é recomendada nos casos em que o dente atrapalha o alinhamento da arcada ou cause algum tipo de inflamação. Mesmo sem ter uma função específica, se estiver posicionado corretamente, a pessoa pode conviver com ele sem maiores problemas.

Publicidade


A idade correta para a extração é de 16 a 18 anos - Mito
Não existe uma idade certa, assim como a decisão de extrair, isso varia de caso para caso. No entanto, a indicação para retirada dos dentes em pacientes jovens acontece porque nessa idade a raiz não está totalmente formada e isso pode colaborar para uma extração mais simples. Não está indicada a extração em crianças, já que o seu formato ainda bem rudimentar pode dificultar e causar traumas.


O siso pode atrapalhar o alinhamento de outros dentes - Verdade
Se não houver espaço suficiente na boca, o dente do siso pode acabar empurrando os outros, e consequentemente, atrapalhando o alinhamento dos dentes vizinhos. Caso a pessoa use aparelho ortodôntico, a erupção do dente também pode prejudicar o sucesso do tratamento.

Publicidade


É possível retirar todos os sisos de uma vez - Verdade
A retirada dos sisos não é tão complicada como se imagina e pode ser feita em consultório com anestesia local, porém a decisão de extrair os quatro dentes de uma vez será feita pelo dentista, pois nem sempre é a melhor opção. Isso vai depender, dentre outros fatores, da posição dos dentes na arcada e do grau de ansiedade.


Dentre do siso podem nascer com cárie - Verdade
Como o siso também está em uma região de difícil acesso para a escova, é comum que acumule mais resíduos alimentares nessa região e torne o local mais propício à cáries. Mesmo que o dente não esteja aparecendo na boca, se houver inflamação na gengiva as bactérias podem penetrar e atacar o dente, causando cárie. Nesse caso, a indicação é que seja feita a extração do dente.

O siso pode atrapalhar a movimentação da boca, fala e respiração- Mito
O dente não atrapalha a fala e a respiração. O que pode acontecer é o dente atrapalhar a movimentação da boca se a gengiva estiver inchada por alguma possível inflamação.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade