26/11/20
PUBLICIDADE
Saúde bucal

Mitos e verdades sobre o dente do siso

O terceiro molar, conhecido popularmente como "dente do siso" ou "dente do juízo", ainda tira o sono de muitas pessoas e gera dúvidas sobre sua importância e como tratar. Devido a evolução do homem, a função do dente do siso está cada dia mais obsoleta, por isso algumas pessoas já não tem mais o dente na arcada dentária. Isso acontece pois o siso tem o objetivo de triturar os alimentos e auxiliar na mastigação, porém com a mudança na alimentação ao longo dos anos, isso não se faz mais tão necessário.

"Antigamente as pessoas se alimentavam de maneira mais pesada, às vezes sem cozinhar adequadamente o alimento e sem opções para substituir as proteínas, acabavam perdendo muitos dentes. Então o siso nascia para substituir essas perdas. Hoje não é mais assim. É uma evolução natural do ser humano e chegará um momento em que o siso pode deixar de existir", explica Rosane Menezes Faria, dentista da Caixa Seguradora Odonto.


Porém, para quem ainda possui o terceiro molar, que é a grande maioria, a dentista esclarece as principais dúvidas. Veja:


Todo mundo deve extrair o siso - Mito
A extração do siso só é recomendada nos casos em que o dente atrapalha o alinhamento da arcada ou cause algum tipo de inflamação. Mesmo sem ter uma função específica, se estiver posicionado corretamente, a pessoa pode conviver com ele sem maiores problemas.

A idade correta para a extração é de 16 a 18 anos - Mito
Não existe uma idade certa, assim como a decisão de extrair, isso varia de caso para caso. No entanto, a indicação para retirada dos dentes em pacientes jovens acontece porque nessa idade a raiz não está totalmente formada e isso pode colaborar para uma extração mais simples. Não está indicada a extração em crianças, já que o seu formato ainda bem rudimentar pode dificultar e causar traumas.

O siso pode atrapalhar o alinhamento de outros dentes - Verdade
Se não houver espaço suficiente na boca, o dente do siso pode acabar empurrando os outros, e consequentemente, atrapalhando o alinhamento dos dentes vizinhos. Caso a pessoa use aparelho ortodôntico, a erupção do dente também pode prejudicar o sucesso do tratamento.

É possível retirar todos os sisos de uma vez - Verdade
A retirada dos sisos não é tão complicada como se imagina e pode ser feita em consultório com anestesia local, porém a decisão de extrair os quatro dentes de uma vez será feita pelo dentista, pois nem sempre é a melhor opção. Isso vai depender, dentre outros fatores, da posição dos dentes na arcada e do grau de ansiedade.

Dentre do siso podem nascer com cárie - Verdade
Como o siso também está em uma região de difícil acesso para a escova, é comum que acumule mais resíduos alimentares nessa região e torne o local mais propício à cáries. Mesmo que o dente não esteja aparecendo na boca, se houver inflamação na gengiva as bactérias podem penetrar e atacar o dente, causando cárie. Nesse caso, a indicação é que seja feita a extração do dente.

O siso pode atrapalhar a movimentação da boca, fala e respiração- Mito

O dente não atrapalha a fala e a respiração. O que pode acontecer é o dente atrapalhar a movimentação da boca se a gengiva estiver inchada por alguma possível inflamação.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Boletim da Sesa

Paraná tem mais 1.823 pessoas diagnosticadas com Covid-19

26 NOV 2020 às 00h04
Novas normativas

Após alteração de matriz de risco, novo decreto é publicado em Maringá

25 NOV 2020 às 23h57
Boletim diário

Londrina registra 238 novos diagnósticos de Covid-19

25 NOV 2020 às 20h00
Informe da Sesa

Paraná registra três mortes de macacos por febre amarela

25 NOV 2020 às 15h15
Solidariedade

Saúde ressalta importância da doação de sangue

25 NOV 2020 às 11h00
Dia do Doador de Sangue

Hemocentros se unem em campanha para doação de sangue

25 NOV 2020 às 10h00
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados