Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Conscientização

Mitos e verdades sobre o transplante de medula óssea

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
22 mar 2017 às 16:43
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O procedimento de transplante de medula óssea consiste em transplantar células tronco hematopoiéticas provenientes da medula óssea de um doador compatível com o paciente, como se fosse uma doação de sangue, mas sendo a doação de células-tronco. A doação é a esperança de cura para pacientes que sofrem de doenças benignas e malignas como leucemias, linfomas e tumores.

O diretor e membro do Comitê de Transplante de Medula Óssea da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), Angelo Maiolino, explica que um dos desafios que o Brasil possui não é a falta de doadores e sim a falta de leitos para a realização. "Atualmente existem poucos leitos especializados para o transplante de medula óssea, o que dificulta a realização quando o paciente encontra doador compatível, mas não um leito". De acordo com dados do site do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), ao todo o banco possui quatro milhões de doadores.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O especialista ressalta ainda a importância de manter o cadastro atualizado. "Quem tem a real intenção em ser doador de medula precisa estar com o cadastro atualizado. Isso porque às vezes o indivíduo pode mudar de endereço e não ser localizado quando necessário", finaliza Maiolino.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Conheça os mitos e verdades sobre o procedimento

Publicidade


É uma cirurgia?: Mito
O procedimento é uma transfusão venosa do material coletado do doador para o paciente que precisa do transplante.


O doador corre riscos?: Depende
Os riscos que o doador corre são poucos. As complicações podem ocorrer devido ao uso de anestesia.

Publicidade


Qualquer pessoa pode doar? Mito
Se o doador tiver algum tipo de câncer, doença de sangue ou no sistema imunológico a doação pode ser comprometida. Para a doação sem empecilhos, a pessoa precisa ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado de saúde.


Existe um registro nacional de doadores?: Verdade
Denominado por Redome, o banco reúne informações de pessoas dispostas a doar medula óssea a pacientes que precisam de transplante.

Publicidade


A recuperação do doador é demorada?: Depende
Em média, o doador poderá voltar ao trabalho em até 24 horas. Exceto nos casos em que a atividade do individuo seja com esforço físico intenso. Neste caso, o repouso terá que ser um pouco mais extenso.


É preciso de anestesia?: Verdade
Na maioria dos casos a anestesia geral é utilizada de forma que o paciente não sinta dor ou desconforto. Alguns pacientes são mais sensíveis que os outros e podem apresentar dor de cabeça, cansaço e uma leve dor no local da punção.

Existem dois tipos de doação?: Verdade
Autogênico e alogênico. O primeiro acontece quando a medula é do próprio paciente e a segunda ocorre de um doador para o paciente.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade