Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Mulher pode ovular mais de uma vez por mês?

Redação Bonde
20 ago 2015 às 17:45
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O que permite uma gravidez, no corpo feminino, é a liberação do óvulo. Ela se da geralmente no 14º dia do ciclo menstrual. No entanto, em casos raros pode acontecer duas vezes – em períodos próximos ou não – e resultar em gestação de gêmeos de pais diferentes.

Como é a ovulação?
De acordo com o ginecologista e obstetra da Clínica Mãe Alfonso Massaguer, embora os óvulos já estejam todos alojados no ovário de uma mulher de vida adulta, é a partir da liberação hormonal decorrente do fim da menstruação que começa a estimulação folicular e, então, a ovulação. Normalmente, em cada ciclo ocorre uma liberação e os ovários se alternam mês a mês.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Após a sua expulsão, ele cai nas trompas uterinas onde geralmente é fecundado e, caso isto não ocorra, dentro de alguns dias é liberado pelo corpo, explica a obstetriz Arielle Matos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Quando eu estou ovulando?
"Para calcular o período fértil é necessário contar quantos dias dura o ciclo considerando do primeiro dia de menstruação até o último dia antes do sangramento seguinte. Dividindo esse período por dois e acrescentando de 3 a 4 dias para menos e mais é possível calcular o período propício para uma gravidez", explica a obstetriz. Em ciclos de 28 dias – os mais comuns – o período se da entre o 10º e 18º dia.

Publicidade


O ginecologista ainda acrescenta que mulheres com ciclos mais curtos ou longos têm datas diferentes.


Uma mulher pode ovular duas vezes no mesmo mês?
Em casos específicos e raros, de acordo com os especialistas, as mulheres podem liberar dois óvulos por ciclo – um de cada ovário ou dois do mesmo – e, portanto, ficar suscetível à gravidez de gêmeos, caso os dois sejam fecundados por outros dois espermatozoides.


Embora ainda mais raro, mas possível, é a liberação de dois óvulos em datas diferentes. Nesta situação, caso haja fecundação e fixação do dois zigotos no útero, os gêmeos terão idade gestacional distintas.

Gêmeos podem ter pais diferentes?
De acordo com a obstetriz, se a mulher liberar mais um óvulo em um ciclo e tiver mais de um parceiro neste período, então exitem chances dos bebês gêmeos terem pais diferentes.
(com informações do site Bolsa de Mulher)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade