29/09/20
Desmentindo boatos

Não há indícios de que vacinas, inseticidas ou mosquito transgênico causem microcefalia, diz OMS

Um boletim divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), nesta sexta-feira (19), desmentiu os diversos boatos que circulam nos últimos meses relacionando diferentes fatores À microcefalia.

De acordo com a organização, não há provas concretas de que vacinas, inseticidas ou mosquitos transgênicos causem a má-formação dos bebês.


"Não há evidências ligando qualquer tipo de vacina ao aumento do número de casos de microcefalia observados primeiro na Polinésia Francesa durante o surto de 2013 e 2014 e, mais recentemente, no Nordeste do Brasil", afirma o documento.

Divulgação
Divulgação


Segundo a OMS, tanto um grande estudo realizado em 2014 como um levantamento do Global Advisory Committee on Vaccine Safety (GACVS) mostraram que não há evidências de que vacinas administradas durante a gravidez causariam qualquer problema congênito nos bebês.

A organização também abordou os relatos, que circularam ultimamente em todos os meios, de que o inseticida piriproxifeno seria a verdadeira causa da microcefalia.

"Uma equipe de cientistas da OMS recentemente revisou os dados toxicológicos do piriproxifeno, um dos 12 larvicidas que a OMS recomenda para reduzir a população de mosquitos. A equipe não encontrou evidências de que o larvicida afete o desenvolvimento de fetos."

A OMS também afirmou que as agências de Proteção Ambiental dos EUA e da União Europeia chegaram a conclusões semelhantes sobre o produto.

Ciclo de transmissão do zika vírus
Pessoa infectada com zika - possível transmissão da mãe para o bebê durante a gravidez - Aedes aegypti pica a pessoa infectada - mosquito infectado pica pessoa saudável transmitindo o vírus

A zika pode ser transmitida pelo sangue, mas é um mecanismo pouco frequente. O vírus também foi isolado do sêmen, mas a transmissão sexual de pessoa para pessoa ainda não foi confirmada.

Sintomas
Assim como a dengue, a zika possui sintomas nada agradáveis como: febre, erupções, vermelhidão, coceira na pele, dor nas articulações e conjuntivite.

(com informações do site BBC)
Redação Bonde
Continue lendo
29 de setembro
Dia Mundial do Coração reforça importância da prevenção
29 SET 2020 às 09h38
Entenda
Ministério da Saúde agora quer 'dia D' com 'aula virtual' a médicos sobre cloroquina
29 SET 2020 às 09h33
Preocupante
Mundo chega a 1.000.000 de mortes pelo coronavírus
29 SET 2020 às 09h09
Vírus
Silencioso, Covid-19 seguiu por rotas aéreas para se tornar pandemia
29 SET 2020 às 09h04
Pandemia
Brasil chega a 142 mil mortes pela Covid-19, mostra consórcio de imprensa
29 SET 2020 às 09h00
Boletim
Arapongas confirma 102º óbito por Covid-19; 4.275 casos
28 SET 2020 às 21h18
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados