Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Desmentindo boatos

Não há indícios de que vacinas, inseticidas ou mosquito transgênico causem microcefalia, diz OMS

Redação Bonde
20 fev 2016 às 08:51
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um boletim divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), nesta sexta-feira (19), desmentiu os diversos boatos que circulam nos últimos meses relacionando diferentes fatores À microcefalia.

De acordo com a organização, não há provas concretas de que vacinas, inseticidas ou mosquitos transgênicos causem a má-formação dos bebês.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Não há evidências ligando qualquer tipo de vacina ao aumento do número de casos de microcefalia observados primeiro na Polinésia Francesa durante o surto de 2013 e 2014 e, mais recentemente, no Nordeste do Brasil", afirma o documento.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?



Segundo a OMS, tanto um grande estudo realizado em 2014 como um levantamento do Global Advisory Committee on Vaccine Safety (GACVS) mostraram que não há evidências de que vacinas administradas durante a gravidez causariam qualquer problema congênito nos bebês.

Publicidade


A organização também abordou os relatos, que circularam ultimamente em todos os meios, de que o inseticida piriproxifeno seria a verdadeira causa da microcefalia.


"Uma equipe de cientistas da OMS recentemente revisou os dados toxicológicos do piriproxifeno, um dos 12 larvicidas que a OMS recomenda para reduzir a população de mosquitos. A equipe não encontrou evidências de que o larvicida afete o desenvolvimento de fetos."

Publicidade


A OMS também afirmou que as agências de Proteção Ambiental dos EUA e da União Europeia chegaram a conclusões semelhantes sobre o produto.


Ciclo de transmissão do zika vírus
Pessoa infectada com zika - possível transmissão da mãe para o bebê durante a gravidez - Aedes aegypti pica a pessoa infectada - mosquito infectado pica pessoa saudável transmitindo o vírus

Publicidade


A zika pode ser transmitida pelo sangue, mas é um mecanismo pouco frequente. O vírus também foi isolado do sêmen, mas a transmissão sexual de pessoa para pessoa ainda não foi confirmada.


Sintomas
Assim como a dengue, a zika possui sintomas nada agradáveis como: febre, erupções, vermelhidão, coceira na pele, dor nas articulações e conjuntivite.

(com informações do site BBC)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade