Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Exercício com saúde

Não se sobrecarregue nos exercícios físicos, seu joelho agradece

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
18 jan 2017 às 16:34
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Todo início de ano é a mesma coisa: seja pela chegada do verão ou mesmo pela prometida "mudança de hábitos" no ano que se está começando, muita gente corre para as academias, parques, quadras e ginásios em busca de torrar calorias, reduzir medidas, ganhar curvas, perder os pneus e aquela barriguinha saliente que foi a parceira do dia a dia do ano anterior, mas que estava na hora de se divorciar. No entanto, boa parte deste público faz isso sem orientação especializada, quer resultados rápidos e acaba fazendo tudo errado, provocando, na maioria das vezes, uma sobrecarga no corpo.

Uma das regiões que mais sofre, neste caso, é a dos joelhos. A receita é infalível: misture o excesso de peso com exercícios errados e uma pitada de sobrecarga e pronto. Você vai conseguir uma bela lesão, talvez até mais séria, que pode te levar para a mesa de cirurgia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"As atividades do nosso dia a dia, como subir e descer escadas, dirigir, caminhar ou mesmo movimentos exigidos na função desempenhada no trabalho já exigem das nossas articulações. Não obedecer as orientações médicas e de um treinador, em alguns casos seguindo dicas de treino vistas na internet, sem a apropriada orientação de um profissional, fatalmente vai levar os joelhos acima dos limites fisiológicos deles e a consequência pode ser uma lesão", alerta o ortopedista do Instituto de Vídeoartroscopia, Ortopedia e Traumatologia (Ivot) de Londrina, Ciro Veronese dos Santos, especialista em cirurgia do joelho e membro da Sociedade Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, com experiência no tratamento de atletas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Ele lembra que antes de mais nada, ao iniciar um programa de treinamentos, é preciso fazer um check-up médico, com avaliação cardiorrespiratória, exames laboratoriais e todos os testes cardiológicos, que irão detectar uma possível doença cardíaca. Também é necessária avaliação física e motora, apuração do equilíbrio muscular entre outras. Somente após estes testes a pessoa deve iniciar a prática esportiva.


"Se possível, é ideal buscar a ajuda de um preparador físico experiente e de um fisioterapeuta. Eles vão trabalhar a atividade especifica para o fim que deseja e dentro dos limites do seu corpo", ressalta. "Cada modalidade tem um movimento específico, em alguns casos com alto impacto e, se sua musculatura e articulações não estiverem preparadas para realizá-los, pode gerar a lesão", completa.

O ortopedista reforça que a conscientização do "futuro atleta" durante o período de treinamento evita lesões e pode maximizar o rendimento. "O objetivo principal da prática esportiva amadora deve ser a promoção da saúde", define Ciro Veronese dos Santos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade