Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Remédio Caseiro

O leite materno pode curar a conjuntivite?

Sua Saúde-Folha de Londrina
16 mar 2010 às 18:36
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A conjuntivite é uma inflamação da membrana (conjuntiva) que cobre a frente do globo ocular, inclusive a superfície interna das pálpebras. Ela pode ser causada por alergias, irritações, vírus ou bactérias. Assim, o tratamento da conjuntivite depende da causa.

Vários sintomas podem estar presentes: coceira, olhos vermelhos, fotofobia (sensibilidade à luz), inchaço das pálpebras, lacrimejamento, sensação de corpo estranho e secreção nos olhos. A pessoa com sintomas oculares deve procurar o oftalmologista.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Não se deve usar medicamentos ou produtos caseiros sem orientação médica. O leite materno tem inúmeros elementos essenciais ao bebê, mas não há nenhum estudo que demonstre o efeito benéfico no tratamento de conjuntivite, além do risco de piora do problema pela falta do uso da medicação específica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Segundo pesquisa realizada pela Clínica de Oftalmologia do Hospital das Clínicas de São Paulo, em 2006, quase 30% dos pacientes com problemas nos olhos, que procuram atendimento de emergência no hospital, utilizam como primeira conduta receitas caseiras.

Publicidade


Dentre os produtos utilizados pelos pacientes foram encontrados água de torneira com sal ou com açúcar, água benta, ervas, xampu, complexos com chás e gelo, leite materno e até mesmo urina. Esta pesquisa mostra que a automedicação é uma prática bastante comum, e independe do nível de escolaridade, idade, sexo e gravidade do quadro clínico.


É importante assinalar que o uso de produtos caseiros ou colírios sem orientação médica pode contribuir para a piora da doença. Muitos produtos caseiros podem, inclusive, facilitar infecções dos olhos por fungos, bactérias ou parasitas, que podem causar danos nos olhos, alguns, inclusive, com efeitos irreversíveis, levando até mesmo à perda importante da visão. Assim, jamais pingue qualquer substância no olho sem consultar o médico.

Francisco E. Campiolo, oftalmologista


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade